Na manhã desta terça-feira (13), a linha 4 amarela do metrô, na cidade de São Paulo, ficou parada por cerca de duas horas após uma queda de energia.
Segundo a assessoria da ViaQuatro, a paralisação teria sido causada por uma oscilação de energia devido a uma falha elétrica. O problema teve início às 7h30 da manhã, mas por volta das 8h30 a administração responsável pela linha afirmou a retomada das operações entre a estação Paulista até a Vila Sônia.
Como forma de resolver o transtorno algumas pessoas saíram da via e optaram por outro transporte, lotando as plataformas.
Leia também: “Um em cada três negros já sofreu racismo no transporte público, afirma pesquisa“
A mobilidade Urbana em São Paulo
De acordo com a pesquisa do Rede Nossa São Paulo sobre mobilidade Urbana apresentada em setembro de 2022, os paulistanos estão levando mais tempo para se locomover na cidade, cerca de 1h39 para realizar atividades principais (escola e trabalho).
O perfil racial das amostras pesquisadas é de 44% pessoas brancas e 51% de pessoas pretas e pardas, seguido por 3% de outras raças.
Para os usuários que frequentam constantemente o transporte público, um dos principais problemas é a lotação das vias, seguido pelo preço da tarifa.
A extensão da linha 4 amarela contém 12,8 quilômetros, com 11 estações responsáveis por conectar a região Luz, no centro de São Paulo, até o bairro de Vila Sônia, na Zona Oeste.