Moda, gastronomia, música, arte e economia criativa. Estes são os principais elementos do Festival O Cluster, que em sua sexta edição, reúne artistas e agentes culturais de todo o Rio de Janeiro. A programação inclui palestras, workshops, shows e a final do Prêmio Espiritu Libre. As atividades são gratuitas e os shows acontecem entre os dias 24 e 25 na Casa França Brasil. Para acompanhar e se inscrever nas atividades, basta seguir a página do Festival.
Prêmio Espiritu Libre
Criado para dar espaço à composições autorais cariocas, o prêmio celebra seis anos da plataforma multicultural O Cluster, que realiza intercâmbio e experiências entre agentes culturais de áreas diversas. A banda Virótica é uma das finalistas e a premiação poderá viabilizar o primeiro EP do grupo, por meio de financiamento coletivo no Benfeitoria. A votação é popular e será feita no dia 25.
Virótica é uma banda autoral, formada em sua maioria por mulheres. Mescla rap, ritmos afro, latino e brasileiro à composição musical que se dá através do canto, guitarra, baixo, percussão, trombone e flauta. Há cerca de 1 ano, Tetiiz, uma carioca de 23 anos, filha de uma brasileira com um angolano, deu início à jornada artística ao lado de Guto Souza (guitarra e voz). Desde então, novas músicas foram surgindo e a banda foi ganhando experiência, entrosamento e especialmente, o carinho do público.
Festival, Prêmio, Virótica e a gratuidade do evento, são mais algumas oportunidades para conhecer a diversidade cultural carioca. Vale a pena conferir o quê e como grupos, artistas e outros profissionais fomentam e propagam a cultura genuinamente brasileira.