A SP Escola de Teatro, gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), lança em 2022 o terceiro edital do Prêmio Solano Trindade. O concurso com inscrições abertas até 04 de novembro vai selecionar para publicação três textos de estudantes e professores negros (pretos e pardos) de escolas de teatro de todo o Brasil.
As peças vitoriosas vão ser publicados em livro em 2023, em formato impresso e digital. O edital completo pode ser acessado neste link. As inscrições para o Prêmio Solano Trindade 2022 são gratuitas. Para concorrer, os candidatos brasileiros ou estrangeiros com residência regular no Brasil precisam ser maiores de 18 (dezoito) anos, autodeclarados afrodescendentes, possuir vínculo docente e/ou discente (aluno ou professor) em escolas e/ou universidades de artes cênicas ou ter concluído os estudos em no máximo três anos.
Leia também: “Bronzes de Benim” roubados no século 19 são devolvidos por museus norte-americanos para a Nigéria
Para se inscrever, além da ficha de inscrição mencionada em edital, o proponente deverá preencher todos os anexos, relacionados abaixo, e encaminhá-los no mesmo link de inscrição.
SP Escola de Teatro
Inaugurada na cidade de São Paulo, em 2010, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco – propõe novos desafios para o ensino das Artes Cênicas no Brasil. Com um modelo pedagógico ousado, o espaço toma como prismas da formação as sensibilidades e as potencialidades artísticas, humanas, críticas e cidadãs.
A instituição é ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e gerida pela Adaap – Associação dos Artistas Amigos da Praça, uma Organização Social de Cultura, sem fins lucrativos, formada por integrantes dos principais grupos de teatro da cidade de São Paulo.