“Bronzes de Benim” roubados no século 19 são devolvidos por museus norte-americanos para a Nigéria

image.png

Créditos: Agência AP, Erik Gould/RISD Museum

Museus do Estados Unidos da América devolveram propriedade de 31 Bronzes de Benim para o governo nigeriano na última terça-feira (11). As peças foram roubadas no século 19 e a devolução ocorreu em cerimônia com  a participação da Galeria Nacional de Arte, a Smithsonian Institution e a Comissão Nacional de Museus e Monumentos da Nigéria (NCMM).

Dentre as esculturas, foi repatriado para a NCMM um Bronze de Benim que estava na Galeria Nacional de Arte, 29 esculturas do Muse Nacional de Arte Africana do Instituto Smithsonian (NMAfA), e uma escultura do Museu da Escola de Design de Rhode Island (RISD).

As peças foram roubadas em 1897 quando a Inglaterra invadiu o Reino de Benim (atual Nigéria). Na ocasião, o palácio real foi queimado e saqueado, e o governante, conhecido como Oba, foi exilado. Os britânicos distribuíram os objetos, mas grande parte das peças foram para leilões. A estimativa é que aproximadamente 3.000 objetos tenham sido roubados e chegaram a museus e coleções ao redor do mundo. 

Créditos: Agência AP, Erik Gould/RISD Museum. 

Leia mais: Lollapalooza 2023 confirma Drake, Lil Nas X, L7nnon e Ludmilla

Spotify anuncia nova temporada de “Mano a Mano”

Segundo informações do jornal The Guardian, estavam presentes na cerimônia o príncipe Aghatisse Erediauwa, em nome da Oba, e Lai Mohammed,  ministro da cultura da Nigéria, que fez duras críticas ao Museu Britânico. 

O ministro pontuou que a instituição britânica deveria “aprender” com a Alemanha e E.U.A e devolver peças africanas que estão no seu acervo. Atualmente, a instituição possui 900 objetos, sendo a maior coleção de bronzes do Benim do mundo. Mohammed relembrou que o argumento usado pelo Museu é que a legislação britânica não permite a retirada dos objetos. No ano passado, ele oficializou uma solicitação formal para a repatriação.    

“Eles usaram a lei como escudo. Não se trata de lei, isso é sobre ética. Eu disse a eles da última vez que estive em Londres: não é se, é quando. Eles eventualmente terão que devolvê-los porque a campanha está ganhando força a cada dia e, quando eles olharem para o que outros museus estão fazendo, serão obrigados a devolvê-los”, afirmou Mohammed em cerimônia. 

Créditos:  Dan Kitwood/Pool via REUTERS

Em agosto deste ano, a Alemanha devolveu fisicamente dois Bronzes de Benim e deu propriedade de mais 1.000 itens para a Nigéria após assinar acordo com o governo. 

“Estes não são apenas objetos de beleza que têm estética. São artefatos que falam de quem somos e que falam de nossa história, nossa religião, nossos valores e ética. Devolvê-los de volta para casa, especialmente para aqueles que não entendem ou que estão divorciados de nossa formação cultural, servirá a muitos propósitos. Um, ensinará e educará; dois, reviverá certas partes de nossos costumes e tradições que foram esquecidas há muito tempo”, declarou o ministro de cultura da Nigéria. 

Laura Abreu

Laura Abreu

Laura Abreu é jornalista recém-formada pela universidade pública e, atualmente, trabalha como redatora. Durante a graduação e início da carreira, passou por veículo de comunicação regional e se envolveu com projetos de comunicação voluntários.

0 Replies to ““Bronzes de Benim” roubados no século 19 são devolvidos por museus norte-americanos para a Nigéria”

Deixe uma resposta

scroll to top