Fonte: Reuters
A agitação civil está dificultando a contenção de um novo surto de cólera no Haiti e outras doenças ameaçam desencadear novas crises sanitárias, disse nesta quarta-feira (12) a o Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
A nação caribenha confirmou 18 mortes por cólera até 9 de outubro, com centenas de casos potenciais sendo estudados, disse a Opas, depois que as autoridades anunciaram o retorno surpresa da doença no início deste mês.
O Haiti vem sofrendo uma crise humanitária que se agrava em meio a protestos contra o governo do primeiro-ministro interino Ariel Henry. Bloqueios fecharam um terminal de combustível importante desde o mês passado, paralisando grande parte do país.
“A agitação civil em curso e a situação de segurança precária no país dificultam os esforços para conter e controlar o surto”, disse a diretora da Opas, doutora Carissa Etienne. Ela acrescentou que “estas mesmas situações também continuam a impactar outras prioridades”, incluindo saúde materna, malária, HIV, tuberculose e vacinação de rotina.
LEIA TAMBÉM: ONU descreve ‘desespero’ em um Haiti assolado pela violência
Apenas 41% das crianças haitianas são vacinadas contra o sarampo e 51% estão totalmente vacinados contra a poliomielite, disse Etienne jornalistas.
“Isso está bem abaixo dos níveis recomendados, deixando o Haiti em altos riscos de novos surtos”, disse Etienne.
A Opas considera o Haiti um dos quatro países das Américas em “risco muito alto” de transmissão da pólio, juntamente com a vizinha República Dominicana, bem como Brasil e Peru.
0 Replies to “Haiti tem risco de novas doenças e já conta 18 mortos em surto de cólera, diz Opas”