Em ano eleitoral, é normal se ver uma movimentação para emissão e regularização de títulos de eleitor, no entanto, o ano de 2022 bateu recorde de novos títulos e também do total de eleitores aptos a votar. Ao todo, são 156,4 milhões de eleitores no país que poderão escolher presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.
O levantamento foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira (15) e mostra um crescimento de 6,21% em relação à eleição de 2018, somando 9,1 milhões de eleitores a mais. Os jovens entre 16 e 17 anos e os idosos, acima dos 70 anos, puxaram a fila. Os adolescentes somaram 716.164 eleitores a mais, totalizando 51,13% de aumento, também em comparação a 2018.
Já os idosos, acima dos 70 anos, que já votavam, somaram 2,8 milhões de títulos regularizados (23,82% a mais), chegando ao número expressivo de 14,8 milhões de eleitores na faixa etária. A maior parte do eleitorado brasileiro ainda é formado por mulheres, 52,65%, e os homens somam 47,33%.
O presidente do TSE, Ministro Edson Fachin, disse que os dados mostram que o brasileiro está mais politizado e engajado politicamente. “Os dados que hoje divulgamos sobre o eleitorado brasileiro demonstrar a pujança cívica no Brasil são mais de 156 milhões de eleitores e eleitoras que compõem no cadastro eleitoral o maior eleitorado da história brasileira. É com esta perspectiva de organizar, de preparar e de realizar eleições que são essenciais para democracia, que são essenciais para o Estado Democrático de Direito que o Tribunal Superior Eleitoral torna público o resultado final da sistematização do cadastramento eleitoral no Brasil”, disse em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira.
Leia também: Justiça nega mandado de segurança apresentado por Gabriel Monteiro
Além disso, durante a entrevista, o Ministro ressaltou a importância e a confiabilidade das urnas eletrônicas e de todo processo eleitoral brasileiro. “É um serviço que a Justiça Eleitoral presta como aliás tem feito em 90 anos de existência, em mais de 25 anos do sistema eletrônico de votação em prol da democracia, de um sistema seguro, transparente e auditável”, encera.
0 Replies to “Brasil atinge 156 milhões de eleitores e bate recorde de aptos a votar”