Carioca da gema como ele mesmo se intitula, o ator e jornalista Alexandre Henderson vai apresentar a segunda temporada de “Expedição Rio”, programa da TV Globo que mostra alguns pontos do Rio de Janeiro que não são conhecidos do grande público, inclusive de alguns cariocas.
Alexandre lembra que tudo em sua vida sempre aconteceu na hora e no momento certo de acontecer e com o “Expedição Rio” não seria diferente. “As jornadas vão se delineando como devem ser. Encaro o ‘Expedição Rio’ como mais um presente da vida. São anos de labuta, ‘azeitamento’ dos processos, trabalho árduo e disciplina. Fico feliz porque, ao longo do tempo, criei uma relação próxima com o público. Essa sinergia é fascinante porque é a prova de que meu trabalho toca verdadeiramente o coração de muita gente”, comemora.
Ele ressalta ainda que a informação é uma arma poderosa e um guia na vida do jornalista, mas os sentimentos fazem parte do processo informacional. “Eu dou vazão às emoções, aos sentimentos. Amo gente, amo contar histórias e aprender. Gratidão é a palavra que define cada passo dado”, agradece. Ainda de acordo com Anderson, os caminhos dos negros são mais difíceis, mas é necessário manter o trabalho e a fé. “Como homem negro, afirmo que a trajetória não é fácil, mas celebro a garra, o empenho e a vontade incessante de acertar e seguir sem esmorecer. É preciso acreditar sempre e botar fé naquilo que nos propomos a fazer”, afirma.
Bom de conversa
Premiado como ator e jornalista, Alexandre conta que está passando por um momento único na carreira e o programa é um “prêmio” para a carreira. Além disso, ele lembra que sempre gostou de uma conversa e o “Expedição Rio” proporciona encontros emocionantes. “Tem sido uma delícia. Estou conhecendo lugares incríveis da minha cidade, que eu amo. Territórios pouco explorados, e o mais incrível são as histórias por traz desses locais. Adoro um ‘dedo de prosa’ e o programa traz a possibilidade de conhecer pessoas e narrativas ricas de uma gente que faz a diferença na nossa cidade. A minha paixão pelo lugar onde nasci só aumentou vendo e vivenciando cada experiência que o projeto me proporcionou”, comemora.
Influências
Vindo de uma família com estrutura matriarcal, Alexandre diz que sempre teve mulheres negras como referência positiva em sua vida. “Minha base é bem matriarcal. Mãe, tias, primas… As mulheres foram maioria na minha formação. Todas verdadeiras ‘Candaces’, guerreiras, desbravadoras e potentes. Aprendi em casa que é preciso lutar sem perder o afeto. Aprendi ainda criança que o céu é o limite, apesar de a trajetória não ser nada fácil. Fui aluno de uma escola super tradicional aqui no Rio, o Santo Inácio. Estudar numa escola majoritariamente branca e elitizada me fez entender cedo o universo que enfrentaria na vida adulta“, analisa.
Fico feliz de ver o panorama mudando aos poucos. Mais negros trabalhando, mais pretos conquistando espaços, mais referências para aqueles que estão por vir”, completa Alexandre Henderson.
Leia também: Érico Brás lança seu primeiro álbum: “Sincérico Brásileiro”
Além delas, ele diz que outras mulheres, na vida profissional, também se tornaram influências positivas. “A Glória Maria, ícone no jornalismo, é uma dessas pessoas, minha referência de profissional negra na televisão brasileira. Adoro as suas reportagens. Além de colocar a sua alma em cada trabalho, a Glória sempre chamou a minha atenção porque me envolver nas histórias. Vendo suas reportagens, eu sempre penso: ‘E aí, o que vai acontecer!? O que mais ela vai fazer? Qual será o final dessa história?’. Dulcinéia Novaes, Zileide Silva, Heraldo Pereira e tantos outros me fizeram enxergar que existia real possibilidade de conquistar espaço. A Sandra Annenberg foi também uma luz na minha vida. A Sandra é aquela profissional extremamente dedicada e ética. Vivi anos de parceria muito felizes que fizeram uma diferença enorme na minha formação pessoal e profissional”, pontua.
Futuro
Alexandre diz que, após a segunda temporada de Expedição Rio, o plano é votar aos telejornais diários ‘Bom Dia Rio’ e ‘RJTV’, que estava atuando antes do programa e que está aberto a novos desafios profissionais. “Acredito que Papai do Céu, mais do que nunca, sabe da gente. Sigo dando o meu melhor e a jornada vai sendo construída nesse passo a passo que a vida vai traçando. Meu coração está sempre aberto a desafios”, conclui.
Ele acaba a conversa dizendo que daria um bom conselho ao Alexandre de 15 anos, para sempre fazer seu melhor que as recompensas sempre chegam. “Faça o seu melhor e seja você sempre. Não tenha medo da vida porque você vai ter anjos em seu caminho que te darão as mãos. Mesmo que apareçam espinhos, suporte a dor e siga porque o Sol jamais sairá de sua vida”, finaliza.
0 Replies to ““É um presente pra mim”, afirma Alexandre Henderson sobre apresentar a segunda temporada de ‘Expedição Rio’”