Depois de oito anos sem lançar um álbum, o rapper Criolo Mc lança, nesta quinta-feira (5) o disco “Sobre Viver” que aborda temas como o Brasil da era Bolsonaro e a morte da irmã, por Covid-19. O álbum é o quinto da carreira do artista que lançou seu último, Convoque seu Buda, apenas de rap, em 2014.
Criolo lamenta ainda o tempo que ficou sem produzir e gravar trabalhos novos. “Fiquei uns três anos pensando ‘meu Deus, o que tá acontecendo?’. Até fazia minhas escritas, mas é tão triste o que estamos passando que isso te põe pra baixo até umas horas, tá ligado?”, diz em entrevista à Folha de SP.
O artista revela ainda que a morte da irmã, Cleane Gomes, por Covid-19, em 2021, de certa forma impulsionou a criação e produção do novo trabalho. “Acabou com a gente. Arrasou minha família, pensei que ia dar força pra minha mãe, mas foi ela que deu pra mim. Tenho que agradecer de joelhos as pessoas da minha vida. Esse álbum é um recorte de muita coisa que está aqui”, afirma apontando para a cabeça.
Leia também: De Exu à Zeca Pagodinho: Grande Rio anuncia tema do enredo de samba em 2023
Em uma das faixas, Sétimo Templário, Criolo cita a atual situação sociopolítica do país, tecendo críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL), sem citar o nome do chefe do Executivo. Um trecho da música diz que “vocês votaram na morte. O presidente diz ‘plau’ e depois pergunta ‘isso é matança?'”. “Quantas vezes você já escutou ‘atira, depois pede o documento’?. Meu pai já foi parado várias vezes, por que? Porque é preto. Uma vez me acidentei e meu pai chegou do trampo. Era metalúrgico, estava com uniforme de trabalho. Do jeito que chegou, me levou ao hospital. O pessoal chamou a polícia, dizendo que eu estava em um cativeiro. Não é que li, ouvi falar ou vi num filme. É louco isso, é revolta”, sentencia.
0 Replies to “Criolo lança o álbum “Sobre Viver”, nesta quinta”