Deiveson Figueiredo, brasileiro campeão dos pesos-moscas do UFC, foi chamado de “macaco” por Marcelo Rojo, treinador de jiu-jitsu do mexicano Brandon Moreno, seu rival na competição. Tal fato fez Deiveson escrever uma carta aberta ao chefão da organização, Dana White, onde pede para enfrentar o neozelandês Kai Kara-France na próxima defesa de cinturão, ao invés do mexicano Moreno. O pedido foi justificado por causa dos ataques racistas vindos de treinadores de Moreno antes da revanche que os dois lutadores tiveram no ano de 2021.
Em publicação em seu perfil no Instagram, a carta escrita por Deiveson dizia o seguinte: “Caro Dana White, só quero dizer obrigado pelas oportunidades que deu a mim, minha família e meu país. Você sabe que eu enfrentaria qualquer um, a qualquer momento e em qualquer lugar. Isso dito, eu queria enfrentar Brandon Moreno pela quarta vez, porque sei que é o que os fãs querem. Até que o time dele passou dos limites com comentários racistas. Me chamando de macaco e até colocando um rosto de macaco em cima do meu. Você sabe do que estou falando, Raul Entram (treinador de Moreno). Quando isso aconteceu, saí em campanha para acabar com o racismo e o preconceito na minha cidade, onde somos predominantemente indígenas e pretos. Como campeão mundial do UFC, peço que considere meu desejo. Quero enfrentar o próximo desafiante na fila, Kai Kara-France, que conquistou seu lugar. #pareoracismo #somosum”.
Leia também: Ativista brasileira Lúcia Xavier vai à ONU denunciar casos de racismo no Brasil
No último combate entre os dois, em janeiro deste ano, o brasileiro chamado de “Deus da Guerra”, venceu a luta por decisão unânime e retomou o cinturão perdido em junho de 2021 após ser finalizado. Segundo Figueiredo, fãs do lutador mexicano também enviaram comentários racistas em suas redes sociais.
Já o neozelandês Kai Kara-France venceu suas últimas três lutas no peso-mosca. Após bater Askar Askarov no último sábado em Columbus, ele subiu à segunda posição no ranking da categoria, em atualização divulgada nesta terça-feira (29).