Duas estátuas de George Floyd foram vandalizadas por membros de grupos neonazistas no Brooklyn, Nova York, e em frente a prefeitura da cidade de Newark, Nova Jersey, ambos nos Estados Unidos, na madrugada da sexta-feira (25). O ato de vandalismo aconteceu na véspera do julgamento da sentença de Derek Chavin.
Câmeras de seguranças dos locais filmaram o momento em que quatro neonazistas realizam o crime, rodando em volta do local, logo depois utilizando tinta spray preta e deixando o nome do grupo “Patriot Front” (Frente Patriota) registrado na estátua do busto de George Floyd.
O governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo (Democratas), escreveu em sua conta no Twitter. “Vou ser absolutamente claro com o grupo neonazista que fez isso: saia do nosso estado” e anunciou mobilização de agentes especializados para investigar o ato“. O prefeito de Nova York Bill de Blasio (Democratas), também publicou na rede social informando que vai levar o caso e os envolvidos para a justiça.
O crime ocorreu na semana após a inauguração das estátuas feita pelo artista plástico Chris Carnabuci e contou com a presença de Terrence Floyd, irmão de George. Dia 19 de junho é uma data comemorada pela comunidade negra estadunidense por ser o “Juneteenth”, dia em que foram libertados os últimos escravos no estado do Texas, em 19 de junho de 1865. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o congresso, reconheceram, no último dia 17, a data como feriado nacional. O projeto foi aprovado por todos os senadores e por 415 votos a favor e 14 contrários na Câmara de deputados.
0 Replies to “Grupo neonazista vandaliza estátuas de George Floyd em Nova York e Nova Jersey”