“Boladona”, de Tati Quebra Barraco, entra em ranking dos 100 melhores discos de música eletrônica mundial

Screenshot-2025-12-16-13.21.43-e1765902311876.png

Álbum“Boladona”, de Tati Quebra Barraco & DJ Marlboro, está na 19ª posição da lista dos 100 Melhores Discos de Música Eletrônica dos últimos 25 anos.

A força do funk carioca ganhou reconhecimento global. Uma das plataformas mais influentes da música eletrônica no mundo, a australiana Resident Advisor, incluiu o álbum “Boladona”, de Tati Quebra Barraco & DJ Marlboro, na 19ª posição da lista dos 100 Melhores Discos de Música Eletrônica dos últimos 25 anos.

O ranking, que reúne produções de diferentes países e estilos, coloca uma obra nascida nos bailes funk do Rio de Janeiro entre nomes consagrados da cena eletrônica internacional, como Daft Punk, Burial, Arca e Charli XCX. Para a publicação, o disco representa um marco não apenas musical, mas também cultural e social.

“No início dos anos 2000, o baile funk já era a música jovem mais popular do Rio de Janeiro. E, embora artistas como Cacau e Kátia tenham ganhado destaque em meados e no fim dos anos 1990, o posto de MC feminina mais popular ainda estava em disputa. Foi então que surgiu Tati Quebra Barraco, a ‘encrenqueira’, que consagrou um clássico do gênero”, destacou a Resident Advisor.

Revista Resident Advisor, incluiu o álbum “Boladona”, de Tati Quebra Barraco & DJ Marlboro, na 19ª posição da lista dos 100 Melhores Discos de Música Eletrônica dos últimos 25 anos. Foto: FG Digital

Nascida e criada na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, Tati Quebra Barraco despontou no início dos anos 2000 como uma das vozes mais potentes do funk carioca. Em um cenário majoritariamente masculino, ela construiu sua carreira com letras diretas, provocativas e marcadas pelo humor ácido, abordando sexualidade, autonomia feminina e o cotidiano das favelas, muitas vezes desafiando padrões morais e estigmas impostos às mulheres negras e periféricas.

O álbum “Boladona”, lançado em parceria com DJ Marlboro, foi decisivo para essa projeção. A faixa-título se tornou um fenômeno nacional, atravessando diferentes públicos e espaços. “Todo o brilho deste álbum pode ser resumido na faixa-título, com a qual a MC da Cidade de Deus conquistou as paradas brasileiras de forma avassaladora, embalando festas nas favelas, clubes sofisticados e até telenovelas”, afirmou a revista.

Leia também: Tati Quebra Barraco anuncia DVD para celebrar 25 anos de carreira

Além do sucesso comercial, Tati se consolidou como uma figura central na afirmação do funk como expressão cultural legítima, enfrentando criminalização, censura e preconceito de classe e raça. Sua presença abriu caminhos para outras mulheres no gênero e ajudou a deslocar o funk do lugar de marginalidade para o centro do debate cultural brasileiro.

Mais de duas décadas depois, o reconhecimento internacional da Resident Advisor reafirma a relevância de Tati Quebra Barraco e do funk carioca como parte fundamental da história da música eletrônica global. A inclusão de “Boladona” entre os melhores discos dos últimos 25 anos é também um reconhecimento da criatividade que nasce nas periferias brasileiras e ecoa pelo mundo.

Layla Silva

Layla Silva

Layla Silva é jornalista e mineira que vive no Rio de Janeiro. Experiência como podcaster, produtora de conteúdo e redação. Acredita no papel fundamental da mídia na desconstrução de estereótipos estruturais.

Deixe uma resposta

scroll to top