Vocabulário Oficial da Língua portuguesa pode adicionar novas expressões

pexels-gabby-k-9429335-scaled-1.jpg

O Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (VOLP), deve incorporar ao repertório uma série de novas palavras que já estão em domínio popular. Isso porque expressões como: Pejotização, disania, e terrir ganharam notoriedade nos últimos anos, assim como outras já registradas pelo volp, estão em processo de análise e devem se tornar oficiais após especialistas da Academia Brasileira de letras (ABL), os Lexicógrafos, fazerem as devidas pesquisas até decidirem se as palavras entram para o vocabulário oficial.

Durante as pesquisas, os especialistas observam se não é apenas um termo passageiro, ou seja, é uma análise criteriosa que avalia a constância de uso das palavras em questão, no debate público. Os principais critérios de avaliação são: Ocorrência em textos escritos, presença em pelo menos três gêneros textuais diferentes, uso estável e uniforme e adaptações ortográficas em caso de palavras estrangeiras como “logar” ou deletar,por exemplo.

Novas palavras devem fazer parte do vocabulário oficial – Foto: Pexels

Palavras aprovadas recentemente

Dentre as palavras aprovadas recentemente, estão também aquelas que englobam o contexto racial e social aparecem não só na listas oficiais mas também nos grandes debates acerca da temática, são elas: Antirracista, Empoderamento, letramento racial, entre outras. Ainda há aqueles termos que se consolidaram a partir da pandemia de Covid-19 como: Home office, Lockdown e telemedicina, muitas delas derivadas da língua inglesa.

Alguns significados

Antirracista: Postura e atitude contrárias a praticas racistas como piadas, xingamentos ou discursos pejorativos contra etinia e raça, bem como segregação racial.


Empoderamento: Ação de se tornar poderoso(a), possuir autoridade abraçando suas características próprias, normalmente ligado a grupos minoritários.


Pejotização: Prática de contratar um trabalhador como pessoa jurídica, o famoso PJ.


Terrir: Gênero ou obra de ficção que misturam terror com humor


Disania: Dificuldade de levantar da cama pela manhã após uma noite de sono.

O Volp

A primeira versão completa do VOLP foi apresentada na ABL em 1977,no entanto, a comissão acadêmica foi formada em 1972. A primeira coleta de dados ficou a cargo de alguns estudantes de letras da Pontifícia Universidade Católica (PUC). O documento oficial estabelece apenas a escrita correta de acordo com a versão mais formal do idioma, portanto não se atém ao significado dos termos, trabalho elaborado pelos dicionários. Em uma busca online na aba do Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa, é possível ter acesso também às flexões das palavras e sua ordem gramatical.

Leia também: Ailton Krenak é o primeiro indígena eleito para a Academia Brasileira de Letras

Erick Braga

Erick Braga

Formado em jornalismo no ano de 2023 pela Universidade São Judas Tadeu,criado no interior da Bahia e residindo desde 2012 em São Paulo, acredita no jornalismo profissional como ferramenta de transformação social e combate a desinformação.

Deixe uma resposta

scroll to top