O atacante brasileiro Vini Jr., de 24 anos, foi eleito o melhor jogador do mundo na temporada 2023/24 em uma votação promovida pelo jornal espanhol Marca. O atleta do Real Madrid e da Seleção Brasileira superou seu companheiro de equipe Jude Bellingham, que ficou na segunda colocação, e Rodri, jogador do Manchester City e vencedor da Bola de Ouro da France Football, que terminou em terceiro lugar.
O prêmio “Os 100 do Marca” é definido por uma votação que envolve 122 jornalistas de diferentes países, além de ex-jogadores e ex-treinadores. Desde sua criação, em 2021, o prêmio tem reconhecido os principais destaques do futebol mundial. Em edições anteriores, os vencedores foram Karim Benzema, em 2021/22, e Erling Haaland, em 2022/23.
Confira o top 10 do prêmio “Os 100 do Marca”
- Vini Jr., BRA (Real Madrid)
- Jude Bellingham, ING (Real Madrid)
- Rodri, ESP (Manchester City)
- Lamine Yamal, ESP (Barcelona)
- Dani Carvajal, ESP (Real Madrid)
- Erling Haaland, NOR (Manchester City)
- Toni Kroos, ALE (Real Madrid)
- Kylian Mbappé, FRA (Real Madrid)
- Florian Wirtz, ALE (Bayer Leverkusen)
- Harry Kane, ING (Bayern de Munique)
Vini Jr. chega ao topo da lista após uma temporada na qual marcou 24 gols e distribuiu 11 assistências. Suas atuações foram fundamentais para as conquistas do Real Madrid na Liga dos Campeões e de LaLiga (Campeonato Espanhol). Apesar de ser o favorito ao prêmio da Bola de Ouro, o jogador viu o prêmio ser entregue ao espanhol Rodri, em uma decisão que gerou polêmicas entre torcedores e especialistas.
Além de Vini Jr., outros três brasileiros figuraram entre os 100 melhores jogadores do mundo segundo o Marca: Savinho, atualmente no Manchester City, ficou em 27º lugar devido ao seu desempenho pelo Girona; Raphinha, do Barcelona, alcançou a 58ª posição; e Igor Thiago, do Club Brugge, apareceu na 97ª colocação.
Foto da capa: Reprodução
Leia também: FIFA The Best: Vini Jr é novamente indicado ao prêmio de melhor do mundo