O governo do Maláui confirmou nesta terça-feira (11), que o avião em que estava o vice-presidente do país Saulos Klaus Chilima, caiu e que não houve sobreviventes. Além dele, outras 9 pessoas também estavam na aeronave que saiu da capital Lilongwe às 9h17 local na última segunda-feira (10), e que deveria ter chegado ao aeroporto de Mzuzu às 10h02 do mesmo dia.
Depois de perder o sinal, as autoridades militares conduziram as buscas em uma região montanhosa, e encontraram o avião. O anúncio foi feito pelo presidente do país africano, Lazaruz McCarthy Chakwera, que lamentou o ocorrido e informou que o avião não conseguiu pousar em Mzuzu devido à baixa visibilidade.
O avião foi dado como desaparecido após falhas de contato com a tripulação, e não ter chegado no destino definido.
“Estou profundamente triste, lamento informar a todos que se tornou uma terrível tragédia. A equipe de busca e resgate encontrou a aeronave perto de uma colina… eles a encontraram completamente destruída e sem sobreviventes“, disse Chakwera, que afirmou que tinha o vice-presidente como um “conselheiro nos últimos quatro anos“.
No anúncio feto à nação, Lazaruz também pontuou que Chilima, de 51 anos, era um “bom homem, pai e marido, um cidadão patriota que serviu seu país com distinção“.
Leia também: ONU alerta para agravamento da fome no Sudão e apela por ação humanitária