Chuvas no Espírito Santo: número de mortes chega a 19, aponta a Defesa Civil 

captura_de_tela_2024-03-24_as_13.16.45.webp

Um boletim extraordinário da Defesa Civil do Espírito Santo divulgado nesta segunda-feira (25), aponta que chegou a 19 o número de mortes decorrente das fortes chuvas no sul do estado no último final de semana. Além disso, o órgão também afirma que seis pessoas seguem desaparecidas, 7.287 pessoas estão desalojadas e 411 estão desabrigadas.

Uma das medidads anunciadas pelo governo do estado, no último domingo (24), foi a liberação de R$ 50 milhões para o apoio às pessoas atingidas pelas fortes chuvas. Parte das medidas é a entrega do chamado ‘Cartão Reconstrução’, que é um benefício no valor de R$ 3 mil para aquisição de móveis, eletrodomésticos, roupas, alimentos, ou material de construção.

Final de semana foi marcado por fortes chuvas no Espírito Santo /Foto: Max Wender – Casa Militar ES

Com os estragos, doações, principlamente de água e comida, são organizadas, mas algumas regiões seguem com acesso restrito. “Pedimos as pessoas que evitem viagens para os locais afetados, como Mimoso do Sul e outras regiões do sul do Estado“, afirmou a Defesa Civil do Espírito Santo, responsável pela entrega da ajuda às vítimas.

A Polícia Militar está realizando triagem para controlar o acesso a essas áreas, visando garantir a segurança de todos e evitar congestionamentos que possam dificultar as operações de resgate e assistência humanitária“, pontuou o órgão.

As cidades Mimoso do Sul, com a maior parte das mortes, Apiacá e Bom Jesus do Norte estão entre as mais atingidas. O acumulado passou de 300 milímetros em algumas cidades, nas chuvas da madrugada do último sábado (23).

Chuvas fortes no Sudeste

A Baixada Fluminense, a Região Serrana e a Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, também foram atingida pelas fortes chuvas do último final de semana. Até a última atualização, 8 pessoas morreram desde a última quinta-feira (21).

A cidade de Petrópolis, na Região Serrana, foi um dos locais mais atingidos, com um acumulado de mais de 340 mm desde sexta-feira (22).

No total, o Corpo de Bombeiros atendeu 258 ocorrências relacionadas e resgatou cerca de 160 pessoas.

Na previsão do tempo emitida pela Defesa Civil do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (25), estão previstas pancadas de chuva de moderada a forte nas regiões Noroeste, Norte, Serrana, Baixada Litorânea e Sul na tarde e noite desta segunda.

Leia também: Racismo ambiental: importante observar “as regiões e pessoas mais afetadas pelos extremos climáticos”, diz especialista

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top