A noite da última segunda-feira (4) foi dia de comemoração para o atleta brasileiro Alison dos Santos, o Piu. Ele sagrou-se campeão na prova dos 400 metros com barreiras do Gala dei Castelli Bellinoza, meeting de atletismo realizado na Suíça.
Com o tempo de 47s50, Piu fez a segunda melhor marca da temporada, superando o terceiro lugar na etapa de Zurique da Diamond League, quando fez 47s62. Após a vitória em Gala dei Castelli, o atleta foca nas finais da Diamond League, nos dias 16 e 17 de setembro, em Eugene, nos Estados Unidos.
Piu já está classificado para as Olimpíadas de Paris 2024 e vem tentando recuperar a melhor forma desde a cirurgia no joelho, realizada no início deste ano. Ele iniciou a temporada no meio deste ano e já participou de seis provas depois que retornou.
No ano de 2022, Alisson dos Santos foi eleito Atleta do Ano, ao lado da ginasta Rebeca Andrade. Ele ganhou o Prêmio pela primeira vez, após vencer o Mundial e ser campeão da Diamond League, o principal circuito mundial de atletismo, no ano passado.
Alison dos Santos, o Piu, disse que, para ele, é satisfatório servir de inspiração para outras pessoas, mesmo que não seja só no atletismo, mas na vida. Ressaltou também a importância da representatividade.
“Como representatividade, trazer esse resultado, inspiração é algo muito importante para a gente, trombar alguém na rua, te ver na televisão. Ter esse acesso e ver que você é inspiração mesmo para quem não pratica um esporte é uma satisfação. A gente faz com orgulho e vontade porque sabe que vale a pena”, comenta.