Rebeca Andrade e Alisson dos Santos são eleitos atletas do ano de 2022

rebecaalisson_alo_alo_bahia.jpg

Dois atletas negros, campeões mundiais em suas categorias, foram eleitos os atletas do ano de 2022: Rebeca Andrade, na Ginástica, e Alison dos Santos, no atletismo. O Prêmio Brasil Olímpico foi entregue na noite da última quinta-feira (2), no Rio de Janeiro.

Este é o segundo prêmio consecutivo para Rebeca Andrade como melhor atleta feminina. Em 2022, ela conquistou medalha de ouro no individual geral e um bronze no Mundial de Ginástica Artística. Já Alisson dos Santos ganhou o Prêmio pela primeira vez, após vencer o Mundial e ser campeão da Diamond League, o principal circuito mundial de atletismo.

Rebeca e Alison foram campeões nas suas categorias – Foto: Reprodução

“É um orgulho poder representar a ginástica e o Brasil, aqui dentro e lá fora. Agradecer ao Chico, meu treinador, que é quase um pai para mim. Posso ter sido escolhida hoje, mas todos os atletas são os atletas do ano“, disse Rebeca em seu discurso.

Alison dos Santos, o Piu, disse que, para ele, é satisfatório servir de inspiração para outras pessoas, mesmo que não seja só no atletismo, mas na vida. Ressaltou também a importância da representatividade.

“Como representatividade, trazer esse resultado, inspiração é algo muito importante para a gente, trombar alguém na rua, te ver na televisão. Ter esse acesso e ver que você é inspiração mesmo para quem não pratica um esporte é uma satisfação. A gente faz com orgulho e vontade porque sabe que vale a pena”, comenta.

Leia também: AGU solicita banimento do jogador de vôlei Wallace do esporte

Tanto Rebeca quanto Alison foram medalhistas nas Olimpíadas de Tóquio 2021 e concorriam com Rayssa Leal (Skate) e Ana Marcela (desportos aquáticos), no feminino, e Isaquias Queiroz (canoagem) e Felipe Toledo (surfe), no masculino.

Ano positivo para o esporte brasileiro

A cerimônia também serviu para comemorar um 2022 vitorioso para o esporte olímpico brasileiro. Ao todo, foram 23 pódios em campeonatos mundiais ou competições com provas olímpicas. O ano só ficou atrás de 2013, quando o Brasil fechou a série com 27 pódios em torneios internacionais.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

0 Replies to “Rebeca Andrade e Alisson dos Santos são eleitos atletas do ano de 2022”

Deixe uma resposta

scroll to top