A 17 ª Mostra Internacional do Cinema Negro começa na próxima terça (16)

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Completando a sua 17 ª edição, a Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE 2021 tem como temática as emergências das minorias vulneráveis. O evento vai acontecer entre os dias 16 e 30 de novembro, no formato virtual, através da plataforma Streaming do Cine Belas Artes de São Paulo.

Cena do filme Retalhos, exibido em 2020 – Foto: Divulgação

O tema desse ano é “pela superação da tentativa eurocêntrica de folclorização da africanidade: a dimensão pedagógica do cinema negro posta em questão”. Segundo a organização, o MICINE é uma ação étnica-cinematográfica da africanidade, um projeto acadêmico e cultural de contemporaneidade inclusiva do afrodescendente. A solenidade de abertura desse evento será presencial, no Cine Belas Artes de São Paulo.

Leia também: Gilberto Gil é eleito para Academia Brasileira de Letras

O livro tradicional da MICINE 2021 tem como autores dos artigos, doutores de 14 universidades do Brasil, do Instituto Politécnico de Lisboa, Universidade Católica São José de Macau/China, e duas organizações africanas, a  Universidade Pedagógica de Moçambique e University of the Western Cape – África do Sul.

Na Mostra Internacional de Cinema Negro deste ano, as homenagens serão para Marcelo Tassara (póstuma), Eduardo Silva, Prof. Dr. Hélio Santos, Escritor Neninho de Obaluaê, Prof. Dr. Catedrático Adérito Marcos Fernandes e Escritor Ricardo Cravo Albin.

Para saber mais sobre a mostra e toda sua programação, acesse o link, clicando aqui.

APOIO-SITE-PICPAY

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.