“Quem tem medo de Xica Manicongo?”, este é o enredo do Paraíso da Tuiuti para o carnaval de 2025, quando a escola contará a história da considerada a primeira travesti do Brasil. A agremiação de São Cristóvão, que terminou em nono lugar em 2024, anunciou o tema através de suas redes sociais.
O anúncio foi feito no dia do aniversário de 72 anos da escola, que publicou o enredo no seu perfil oficial do x (antigo Twitter). “No dia do nosso aniversário de 72 anos, quem ganha o presente são vocês! Vamos fazer história juntos! ‘Quem tem medo de Xica Manincongo?’ é o título do enredo do Paraíso do Tuiuti para o Carnaval 2025”, diz a publicação do X.
Em seu Instagram oficial a escola também publicou sobre o enredo que ganhou festa de lançamento na Cidade do Samba. A sinopse do tema que será desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos, será divulgada no dia 13 de maio.
Em entrevista ao site “Carnavalesco”, Jack Vasconcelos falou sobre a escolha do tema. “Eu estou muito feliz, não é só pela repercussão, eu estou feliz porque a gente está conseguindo chamar atenção para o que a gente quer de verdade que é a questão da cidadania trans, do respeito. A gente tem uma agenda que quer muito contribuir. Chamar atenção para isso é o que vale mais. É claro que a gente fica feliz, porque é o nosso enredo, está furando as bolhas como se diz, mas eu acho que o mais importante é o que a discussão leva com ela”, disse Jack.
A Tuiuti segue com mestre Marcão no comando da bateria Supersom, Pixulé segue a frente do microfone. Renovou com o casal de mestre-sala e porta-bandeira Raphael e Dandara, o carnavalesco Jack Vasconcelos e os coreógrafos da comissão de frente Claudia Mota e Edifranc.
Para a direção de carnaval, a agremiação apresentou uma nova equipe, demitiu Jeferson Carlos e Luiz Carlos Amâncio e trouxe, Andrezinho show, Thiago Dias, Rodrigo Soares e Allan Guimarães.
Leia mais notícias aqui: “A arte significa possibilidades e transpõe barreiras”, diz a atriz Vilma Melo, protagonista da série “Encantado’s”