O Festival Wakanda in Madureira fará parte da programação do Projeto Sesc Corpo Negro, com atividades gratuitas no dia 26 de Maio, no viaduto de Madureira, Zona norte do Rio. A partir das 14h, com entrada gratuita, o festival contará com inúmeros artistas como o Sarau Afrosoul, e Canto do Batuqueiro, com Marcelinho Moreira, e convidados.
Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.
Além disso o Mestre Dionísio com seu projeto de Mestre Sala e Porta Bandeira também estarão presentes, além dos DJs Sidaum e Anati. Segundo os idealizadores do Festival, este ano o Wakanda voltou com outras atividades, incluindo o projeto Nossos Passos, que consiste em visitas guiadas, focadas na história afro-brasileira e oferece, gratuitamente, três datas no mês.
São oficinas de roda de samba e samba enredo, ofertadas às terças e quintas-feiras no Palácio 450, das 19h às 21h, em Madureira.
“É importante reforçar que o festival Wakanda in Madureira é para toda a família. Teremos o Espaço Quilombinho totalmente gratuito e voltado para nossas crianças com multi atividades totalmente afroreferenciadas, garantindo lazer, educação e autoestima pras nossas crianças pretas. Muitos desses lares são administrados por mães negras por vezes solo, nosso evento abraça e proporciona bem estar e saúde mental para essas mulheres”, afirma Dandara Barbosa, Co-Idealizadora do Festival.
O Festival Wakanda in Madureira foi criado pelo professor e produtor cultural, Jonathan Raymundo, e pela escritora, Dandara Barbosa, em 2018. O objetivo é promover um espaço seguro e afetuoso para pessoas negras se encontrarem, fazer amigos e criar uma rede de solidariedade, enfrentando, juntos, os desafios impostos pelo racismo cotidiano.
Jonathan Raymundo ressalta a importância para a comunidade negra de se ter um lugar como o Wakanda in Madureira. “Este lugar que é muito nosso, espaço e símbolo da nossa presença, beleza e festa. Vamos comemorar nosso aniversário com muita melanina, ancestralidade e afeto”, comemora Jonathan Raymundo.
Segundo ele, Wakanda in Madureira é um festival que tem como propósito combater o racismo a partir da valorização da cultura negra. Promovendo um espaço seguro para experiências coletivas e individuais que tenham no decolonialismo um catalisador fundamental.
“Somos também um grande palco para a arte negra e periférica se apresentar, além de tecer uma grande rede que une público consumidor e afroempreendedores, fazendo circular a economia popular, os símbolos de resistência e de valorização da população negra”, explica.
O Festival Wakanda in Madureira faz parte da programação do Projeto Sesc Corpo Negro. Todas as atividades são gratuitas e podem ser consultadas no site do Festival Wakanda In Madureira ou no perfil do Instagram.
SERVIÇOS:
Festival Wakanda in Madureira – Corpo Negro
26 de maio, às 14 horas
Viaduto Prefeito Negrão de Lima – Viaduto de Madureira
Entrada Gratuita
Leia também: Festival Salvador Jazz recebe atrações nacionais e internacionais com programação gratuita