Academia Dancehall promove aulão e bate-papo gratuito com a jamaicana Kimiko Versatile

Academia-Dancehall.-Afro-Perifa-por-Marcos-Alonso-12.jpg

No próximo domingo (29), a Academia Dancehal promove um aulão e bate-papo com a jamaicana Kimiko Versatile, protagonista da série ‘Move’ da Netflix. Além da programação no Sesc, a coreógrafa também vai participar de workshop gratuito na Fábrica de Cultura Capão Redondo no dia 04 de fevereiro

Além disso, ela também vai realizar o evento em outras cidades do país, como Vitória no Espírito Santo e Fortaleza no Ceará e a ideia é que a turnê faça o esquenta para a 2ª edição do Especial Queen International, evento de dança urbana jamaicana com foco na valorização e empoderamento da cena feminina do dancehall no Brasil, com previsão para ocorrer em meados de 2023.

Foto: Marcos Alonso

“Acredito que terei uma ótima recepção do Coquinho e de toda Academia Dancehall, pois sei que enquanto o Brasil está há anos mergulhando na cultura do Dancehall, não são muitos os artistas jamaicanos que vão até o país para ensinar e compartilhar dos ensinamentos. Então, tenho certeza que minha visita proporcionará muita alegria e aprendizados aos amantes da cultura”, compartilha Kimiko.

“Muitos brasileiros têm me mandado mensagens pelas redes sociais expressando o quanto amaram a série ‘Move’, e como era um sonho me conhecer pessoalmente. Então, isso faz com que se torne um sonho para mim também. O Brasil já era um dos países que eu tinha muita vontade de conhecer, então tenho me sentido muito grata e animada por essa aventura que está por vir com a turnê”, acrescenta.

Com origem na Jamaica nos anos 80, o movimento cultural Dancehall é um subgênero da cultura Reggae e Sound System, que se apresenta a partir da fusão com outros ritmos, como Hip Hop, funk e a soul music.

Para Ng Coquinho, coreógrafo e CEO da Academia Dancehall, realizar a turnê internacional demanda tempo e investimento alto, dificultando a realização, mesmo com toda cena favorável ao ritmo.

“O principal desafio de produzir uma turnê internacional como essa é o financeiro. Nossos parceiros do Dancehall pelo mundo estão abertos a vir e são muito flexíveis, mesmo assim os custos pesam muito e nem sempre temos patrocínio. Outro empecilho vem por parte do público, por falta do letramento cultural”, comenta.

Leia também: União das Escolas de Samba de SP elege corte do carnaval 2023

Ele ressalta ainda que, por mais que Dancehall esteja sendo muito usado na cena pop mainstream com artistas como IZA, Glória Groove, Ludmilla, entre outros, ele não chega ao público como Dancehall, logo o gênero não ganha espaço.

“E mesmo dentro do movimento Reggae, Sound System, a dança fica em segundo plano. Mas os nossos planos para difundir essa cultura são de termos ao menos dois intercâmbios por ano”, finaliza.

Serviço:

Aulão + Bate-papo com Kimiko Versatile

Data: 29/01

Horário: 12h às 14h15

Local: Sesc Avenida Paulista, Arte II (13º andar)

Endereço: Av. Paulista, 119 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01311-903

Entrada gratuita

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

Deixe uma resposta

scroll to top