Neste sábado (26), o Voz das Comunidades promoveu a 3ª edição da Invasão de Livros. A ação foi criada em 2020 e faz uma alusão a uma das maiores operações de ocupação feita pela polícia militar no Complexo do Alemão. Nesta edição, foram distribuídos cerca de cinco mil livros gratuitos aos moradores.
A ação social visa transformar a realidade de várias favelas por meio da cultura e educação e reafirmar a necessidade de criar espaços culturais onde a população local tenha acesso e possa utilizar. O local criado para a prática da leitura e lazer no Complexo do Alemão se encontra fechado desde 2016. Localizada na Estação das Palmeiras, dentro do teleférico do Alemão, a Biblioteca Parque do Alemão ainda segue desativada.
Para Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades, a iniciativa é um protesto devido às promessas não cumpridas nesses 12 anos de ocupação.
“Essa ação é uma alusão àquele momento da ocupação do Alemão em 2010. Uma forma de protesto pelo fato de que há 12 anos o governo só entrou com a polícia. Foi criada uma expectativa muito grande em cima da própria comunidade para que as pessoas pudessem acreditar naquele momento que a cultura teria mais investimento naquela área. Mas, a Biblioteca Parque, por exemplo, está desativada há 6 anos, desde que o teleférico parou de funcionar, em 2016. Por isso, a iniciativa da invasão de livros é simbólica, pelo desserviço de promessas do governo de mudança social não cumpridas ao longo desses anos todos”, diz Rene.
A Invasão de Livros que contou com cerca de 70 voluntários e alcançou cerca de 15 localidades da comunidade. Eles irão invadir os becos e vielas das favelas distribuindo livros e promovendo a cultura.
A iniciativa que acontece pelo terceiro ano consecutivo contou, mais uma vez, com o apoio do cantor e compositor Emicida que nesta edição doou mil livros. Outros famosos e instituições contribuíram para a realização da ação, como: Felipe Neto, Gerência de leitura da prefeitura, Editora Sextante, Companhia das Letras e Editora Record.
0 Replies to “Voz das Comunidades distribui mais de 5 mil livros neste sábado nos Complexos do Alemão e Penha (RJ)”