77,6% das pessoas LGBTQIA+ vítimas de homicídio são negras, revela relatório do CNJ
77,6% das pessoas LGBTQIA+ vítimas de homicídio são negras, revela relatório do CNJ
Em 2021, sete em cada dez pessoas LGBTQIA+ vítimas de homicídio eram negras. Destas, mais de 90% eram do sexo masculino. Esses dados são do relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgados nesta semana em um evento de apresentação da pesquisa “Discriminação e Violência contra a População LGBTQIA+” e do formulário ROGÉRIA (Registro de Ocorrência Geral de Emergência e Risco Iminente à Comunidade LGBTQIA+). O nome do relatório é uma homenagem à atriz e cantora travesti falecida em 2017.
O levantamento alertam para o crescimento de casos de LGBTfobia: aumento de 88% de estupros, 35,2% de agressões e 7,2% de homicídios.
A pesquisa também destaca que existe uma subnotificação dos casos de violência, uma vez que as vítimas frequentemente se sentem constrangidas ao denunciar o que sofreram à Justiça. Assim, sentem medo de sofrer uma segunda agressão e, muitas vezes, desistem de recorrer ao apoio do Estado. O relatório também é composto por diversas entrevistas com pessoas LGBTQIA+ que tiveram experiências como essa, e especificidades como o racismo, por exemplo, somam-se à opressão de identidade de gênero e/ou orientação sexual.
O formulário ROGÉRIA é inspirado no Formulário Nacional de Risco e Proteção à Vida (FRIDA), criado em 2021 para combater a violência contra a mulher. ROGÉRIA é um formulário de avaliação de risco, identificação e mapeamento de casos de violência contra a população LGBTQIA+, servindo como base para estudos que venham a direcionar melhor políticas públicas de proteção a essa comunidade, por exemplo. Ele pode ser solicitado na delegacia ou registrado diretamente no CNJ. A cerimônia no CNJ contou com a participação do presidente do Conselho, Ministro Luiz Fux, além da cantora Daniela Mercury, que ajudou a elaborar o projeto, e a ex-procuradora-geral da República Raquel Dodge. O evento foi transmitido remotamente e foi prestigiado por Frei Davi, fundador da Educafro.
Post Views:0
Relacionado
Jorge Hamilton
Nascido e criado no Jardim São Luís, periferia de São Paulo, Jorge Hamilton é estudante de história na USP e educador, atuando tanto em sua área de formação, quanto como professor de inglês. Tem experiência com pesquisa em jornalismo e é amante da escrita.
Será realizada neste domingo (26) mais uma seletiva para o concurso Top Cufa DF, no Teatro Nacional. Na primeira seletiva, realizada no último domingo (19), foram selecionadas 64 candidatos, sendo…
A cantora Beyoncé e a empresa de equipamentos de ginástica Peloton formaram uma parceria para comemorar a temporada de boas-vindas com a Historically Black Colleges and Universities (HBCU) [em tradução livre, “Faculdades e…
A nova diretora global da divisão de diversidade, equidade e inclusão da griffe Gucci é Renée Tirado, que já desempenhou o mesmo papel na liga americana de basquete. O objetivo,…
Ministros da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) absolveram a desembargadora Marília de Castro Neves, que publicou acusações falsas contra Marielle Franco. A magistrada foi acusada de calúnia…
Um conselho escolar de Ontário, no Canadá, destruiu cerca de 5.000 livros infantis considerados racistas. A decisão de queimar os livros foi do Conselho Escolar Católico de Providence, entidade que…
Na última semana mais um caso de racismo veio à tona. Uma internauta, identificada como Manuelle, postou uma foto em que aparece pedindo respeito às mulheres. Até aí, tudo bem…
Uma pesquisa internacional aponta que a maioria das pessoas querem em 2024 alcançar suas metas focadas em relacionamentos e amizades (51%), cuidar do corpo (49%) e socializar mais (44%). O…
As denúncias de casos de injúria racial aumentam 16,2% nos primeiros meses de 2022 no Distrito Federal (DF). Ao todo, foram 208 ocorrências de janeiro até início de maio, contra…
O jogador brasileiro Vinicius Junior foi eleito o melhor jogador de LaLiga na última temporada, Associação de Jogadores de Futebol Espanhóis (AFE). O atacante do time espanhol Real Madrid, que…
O Coletivo Todos Noiz, lançado em 2018, em Alagoas, tendo como representante Geysson Santos, jovem negro, filiado ao Psol, e ativista do Hip-Hop, foi responsável pela primeira candidatura coletiva de…
0 Replies to “77,6% das pessoas LGBTQIA+ vítimas de homicídio são negras, revela relatório do CNJ”
0 Replies to “77,6% das pessoas LGBTQIA+ vítimas de homicídio são negras, revela relatório do CNJ”