77,6% das pessoas LGBTQIA+ vítimas de homicídio são negras, revela relatório do CNJ
77,6% das pessoas LGBTQIA+ vítimas de homicídio são negras, revela relatório do CNJ
Em 2021, sete em cada dez pessoas LGBTQIA+ vítimas de homicídio eram negras. Destas, mais de 90% eram do sexo masculino. Esses dados são do relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgados nesta semana em um evento de apresentação da pesquisa “Discriminação e Violência contra a População LGBTQIA+” e do formulário ROGÉRIA (Registro de Ocorrência Geral de Emergência e Risco Iminente à Comunidade LGBTQIA+). O nome do relatório é uma homenagem à atriz e cantora travesti falecida em 2017.
O levantamento alertam para o crescimento de casos de LGBTfobia: aumento de 88% de estupros, 35,2% de agressões e 7,2% de homicídios.
A pesquisa também destaca que existe uma subnotificação dos casos de violência, uma vez que as vítimas frequentemente se sentem constrangidas ao denunciar o que sofreram à Justiça. Assim, sentem medo de sofrer uma segunda agressão e, muitas vezes, desistem de recorrer ao apoio do Estado. O relatório também é composto por diversas entrevistas com pessoas LGBTQIA+ que tiveram experiências como essa, e especificidades como o racismo, por exemplo, somam-se à opressão de identidade de gênero e/ou orientação sexual.
O formulário ROGÉRIA é inspirado no Formulário Nacional de Risco e Proteção à Vida (FRIDA), criado em 2021 para combater a violência contra a mulher. ROGÉRIA é um formulário de avaliação de risco, identificação e mapeamento de casos de violência contra a população LGBTQIA+, servindo como base para estudos que venham a direcionar melhor políticas públicas de proteção a essa comunidade, por exemplo. Ele pode ser solicitado na delegacia ou registrado diretamente no CNJ. A cerimônia no CNJ contou com a participação do presidente do Conselho, Ministro Luiz Fux, além da cantora Daniela Mercury, que ajudou a elaborar o projeto, e a ex-procuradora-geral da República Raquel Dodge. O evento foi transmitido remotamente e foi prestigiado por Frei Davi, fundador da Educafro.
Post Views:1.022
Relacionado
Jorge Hamilton
Nascido e criado no Jardim São Luís, periferia de São Paulo, Jorge Hamilton é estudante de história na USP e educador, atuando tanto em sua área de formação, quanto como professor de inglês. Tem experiência com pesquisa em jornalismo e é amante da escrita.
Pessoas que foram condenadas por sentença criminal fundamentada na Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006) não poderão mais exercer cargo ou emprego…
De acordo com 2ª edição da pesquisa ‘Varejo com Causa‘, divulgada nesta quarta-feira (28), revela que as instituições voltadas para o acolhimento e proteção de animais abandonados recebem mais doações…
Os indígenas do povo Xakriabá acusam a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) de atirar contra Alisson Lacerda Abreu, de 25 anos, durante um festival que aconteceu no último sábado…
O número de pretos e pardos, que compõem a população negra do país, é maior que o dobro da proporção de brancos que estão na linha de pobreza do Banco…
Os baianos Isaquias Queiroz e Gabriel Nascimento asseguraram presença na final da prova C1 500 metros da primeira etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, em Szeged (Hungria). Nesta…
O Ministério da Educação (MEC) informou nesta sexta-feira (08) que encaminhará o projeto de Lei do novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, no primeiro semestre do próximo ano. Apesar…
A Pedagoga, ativista e Yalorixá Thiffany Odara lançou sua candidatura para o cargo de ouvidora-geral da Ouvidoria Externa Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Mulher negra e Yalorixá…
Conforme a pesquisa divulgada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o aumento foi de 266% nos itens de hortifruti (legumes, verduras e frutas), na Bahia, entre…
O ator Douglas Silva, participante do “BBB 22”, mencionou que o surfista Pedro Scooby foi de penetra ao seu casamento com a esposa, Carol Samarão, com quem é casado há…
Os brasileiros ainda não sacaram, até o fim de dezembro, R$ 7,59 bilhões em recursos esquecidos no sistema financeiro, divulgou nesta quarta-feira (7) o Banco Central (BC). Até agora, o Sistema…
0 Replies to “77,6% das pessoas LGBTQIA+ vítimas de homicídio são negras, revela relatório do CNJ”
0 Replies to “77,6% das pessoas LGBTQIA+ vítimas de homicídio são negras, revela relatório do CNJ”