Jogador Vinícius Júnior é alvo de comentário racista de empresário espanhol

FcYmMeyXEAgZOhQ.jpg

O jogador Vinícius Júnior, do Real Madrid, foi alvo de um comentário racista por parte do agente de jogadores Pedro Bravo. Durante o programa “El Chiringuito”, da TV Espanhola, que foi ao ar na noite desta quinta-feira (15), o empresário disse que o jogador “tem que deixar de fazer macaquice”.

Foto: Reprodução/Redes sociais

O comentário feito por Pedro Bravo, que é presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores, faz referência às danças que o jogador faz ao comemorar os gols. “Você tem que respeitar o rival. Se quer dançar, que vá ao sambódromo no Brasil”, critica o empresário.

Após a declaração, Vinícius Júnior recebeu o apoio de fãs, amigos e jogadores, que levantaram a hashtag #BailaViniJr nas redes sociais. Até o momento, o jogador Vinícius Júnior não se manifestou formalmente sobre o caso, mas compartilhou as homenagens de colegas do esporte como Neymar e Thiago Silva, em seu perfil.

Leia também: Crescem os registros de racismo no futebol: “é fruto da conscientização de atletas e torcedores, afirma Marcelo Carvalho

De acordo com Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, o futebol ainda é muito racista, e ter pessoas negras nesse universo em posição de destaque, incomoda. Para ele, esse tipo de comentário ainda é muito recorrente no futebol pois o âmbito do futebol ainda não aceitou jogadores negros, apenas tolera, até certo ponto.

“Enquanto esses jogadores estiverem desempenhando o papel ou tendo o rendimento que muitos torcedores querem, eles serão aceitos e dificilmente serão alvos de preconceito. Mas a partir do momento que ele não atende à essas expectativas ou ele começa a quebrar paradigmas, romper o silenciamento e se manifestar, esse jogador começa a ser criticado e até certo ponto, perseguido”, critica.

Algumas horas depois da fala ser divulgada e viralizar, o agente divulgou um pedido de desculpas no seu perfil em uma rede social, lamentando o ocorrido, e afirmando que não pretendia ofender o jogador.

“Quero esclarecer que a expressão ‘fazer macaquice’ que utilizei mal ao qualificar a dança do Vinicius na comemoração dos gols foi de maneira metafórica (fazer idiotices). Como minha intenção não foi de ofender ninguém, peço sinceramente desculpas. Sinto muito!”, escreveu o empresário Pedro Bravo.

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

0 Replies to “Jogador Vinícius Júnior é alvo de comentário racista de empresário espanhol”

Deixe uma resposta

scroll to top