Vini Jr recebe apoio de atletas, times, governo e personalidades após mais um caso de racismo

Snapinsta.app_347648433_280427977753552_1264374830922982889_n_1080.jpg

Após ser alvo de xingamentos racistas mais uma vez durante uma partida contra o Valencia, e até expulso ao se indignar com a situação, Vini Jr. começou a receber muito apoio pelas redes sociais, de pessoas do mundo todo. A repercussão global motivada pela indignação após constantes ataques racistas contra o atleta tomou conta da internet, e o caso permanece entre os assuntos mais comentados.

O jogador do Real Madrid recebeu o apoio não só do governo brasileiro, mas também de companheiros de seleção como o jogador Richarlison, Neymar, Rodrygo Goes e Eder Militão -os dois últimos que também jogam no time espanhol ao lado de Vini – também do jogador Mbappé, do piloto Lewis Hamilton e até do perfil do eterno Rei do Futebol, Pelé. Times brasileiros também se manifestaram, além de muitas personalidades de dentro e fora do esporte no cenário nacional e mundial.

O jogador brasileiro é constantemente alvo de ataques racistas durante o campeonato espanhol /Foto: Reprodução Redes Sociais

“Sempre fizeram de tudo para evitar que o preto chegasse ao topo… escravizaram, marginalizaram e mataram. Mas nunca vão derrubar quem nasceu para ser grande. A história se esquece dos ratos e agiganta quem luta contra essa gente ruim”, escreveu Richarlison no Twitter, com uma foto ao lado do jogador cria de São Gonçalo.

No perfil oficial de Pelé, a equipe do Rei do Futebol deixou claro o carinho de Pelé por Vinícius. “Neste dia, temos certeza absoluta que o Edson estaria nos pedindo para escrever isso, então assim o faremos. Vinícius Jr, a Pelé Foundation te apoia e admira a sua coragem. Continue sendo uma voz ativa e nunca deixe de sorrir diante das adversidades. O racismo não tem mais espaço no esporte que tanto amamos“, escreveu.

A frase “estamos com você” foi amplamente publicada por Neymar, Mbappé e até pelo piloto Lewis Hamilton, junto da foto postada por Vini Jr em suas redes sociais junto com seu pronunciamento. O jogador de basquete Shai Gilgeous-Alexander, astro da NBA, também mostrou seu apoio ao jogador brasileiro. “Não há lugar nesse mundo para o racismo. Estou com meu irmão Vinicius Jr.”, escreveu.

Nos stories do Instagram Militão prestou apoio ao parceiro de time e criticou a expulsão do atleta mesmo após tentar denunciar o racismo que estava sofrendo.

“Hoje foi mais um dia triste aqui na Espanha, mais um dia que infelizmente os racistas venceram. É uma vergonha! Sofrer racismo, se defender e depois ser expulso tentando se defender! Até quando temos que aguentar isso?”, escreveu o jogador em referência à confusão após os xingamentos racistas da arquibancadas serem identificados.

Após reclamar que a torcida do time adversário o xingava, os jogadores do Valencia avançaram contra o brasileiro, e mesmo levando um mata-leão de um jogador branco do time adversário, foi o atleta do Real Madrid que foi expulso.

Nas redes sociais, o Flamengo – time no qual Vinicius Jr. foi revelado e começou sua carreira – postou uma nota de apoio ao jogador e de repúdio à violência no esporte. “Dizer que racismo é crime é o óbvio. É preciso denunciar a violência que se repete e se intensifica. É preciso tomar atitudes concretas para combatê-lo no dia a dia. Vini Jr, estamos sempre com você. Milhões de rubro-negros, milhões de brasileiros, milhões de pessoas que se indignam quando alguém é vítima de violência”, publicou o time.

Demais times como Botafogo, Fluminense, Vasco, Sport Club, Corinthians, Ceará, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Fortaleza e outros que disputam o Brasileirão publicaram seu apoio ao atleta deixando claro seus posicionamentos contra o racismo. A própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também se manifestou sobre o caso.

“Até quando ainda vamos vivenciar, em pleno século XXI, episódios como o que acabamos de presenciar, mais uma vez, em La Liga? Até quando a humanidade ainda será apenas espectadora e cúmplice de atos cruéis de racismo?”, começa a nota assinada por Ednaldo Rodrigues, Presidente da CBF. Personalidades como Lázaro Ramos, Taís Araújo também se manifestaram.

Leia também: Brasil notificará autoridades espanholas após racismo contra Vini Jr.

No final da manhã desta segunda-feira (11) em uma Coletiva de Imprensa feita pela ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, ela reafirmou o comprometimento do governo brasileiro em atuar diretamente nos casos de racismo presentes na La Liga, principalmente após o acordo assinado entre Brasil e Espanha, no combate ao racismo em ambos os países.

A ministra afirmou que uma ação multiministerial está sendo movimentada em conjunto com o Itamaraty para acionar o Ministério Público Espanhol, sendo que o próprio Real Madrid já denunciou os ataques contra o jogador pela manhã.

“Quando a gente pega o histórico da La Liga, a gente via que casos como esse já haviam ocorrido, e a La Liga não se posiciona. É inadmissível que o próprio presidente [da liga] culpe o Vinícius. A gente vai notificar para que seja investigado a La Liga e todos os casos. Não dá para a gente ficar só em uma nota sem ação concreta. Então agora nós vamos para cima com o Ministério Público de lá, para que eles sejam notificados e investigados, e respondam pelos seus atos”, disse a ministra.

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta