Vini Jr. recebe medalhas e homenagens em cerimônia no Rio de Janeiro

WhatsApp-Image-2023-07-05-at-12.38.52.jpg

Nesta quarta-feira (05) o jogador Vini Jr recebeu a Medalha Pedro Ernesto, a Medalha Tiradentes e o título de cidadão honorário da cidade do Rio de Janeiro. A cerimônia foi realizada no Estádio Jornalista Mário Filho, Maracanã, na capital carioca. Além disso, o atacante também garantiu sua marca na calçada da fama do estádio, assim como outros grandes jogadores brasileiros, como Pelé.

Durante o evento, o jogador falou sobre o momento. “Espero que a minha família esteja orgulhosa de mim e tudo que eles fizeram para eu chegar até aqui. É um dia muito especial porque eu sou muito novo e não esperava isso tão novo… estrear no Maracanã e poder receber tantos prêmios no estádio” comentou Vinicius Junior. Durante o evento a Lei Vini Jr. também foi sancionada.

Imagem de Vini Jr. com as medalhas que recebeu durante a homenagem no Maracanã /Foto: Evelyn Lee

Uma das medalhas recebidas pelo jogador foi a Medalha Pedro Ernesto, a principal honraria concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A proposta de conceder a honraria ao atleta foi da vereadora Monica Cunha (PSOL), presidente da Comissão Especial de Combate ao Racismo.

Já a Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Rio, foi entregue pela deputada estadual Verônica Lima. A homenagem ao jogador partiu do Projeto de Resolução 148/2023, de autoria da deputada, que foi aprovado pelo plenário do parlamento.

Esse é um momento muito feliz, de muita alegria pra nós que somos combatentes do racismo estrutural. Queria dizer que o Vini Jr mereceu muito essa medalha que está no peito dele. Ele, que é um jovem multicampeão dentro dos gramados, fez uma coisa muito importante para aqueles que combatem o racismo”, comentou a deputada estadual Verônica Lima.

Momento em que a vereadora Monica Cunha (PSOL) entrega a Medalha Pedro Ernesto ao jogador /Foto: Caio Oliveira

Essa medalha representa o que eu vim de fato fazer na Câmara Municipal que é impulsionar jovens negros a lutarem pelos seus direitos, a combaterem o racismo. Vinicius é a prova de que cultura e educação podem mudar a vida dos familiares”, declarou a vereadora Monica Cunha.

As homenagens foram entregues ao jogador não apenas pelo seu desempenho enquanto atleta mas também pela sua contribuição para a luta contra o racismo dentro e fora de campo.

Vini Jr, que joga pelo Real Madrid, foi alvo de uma série de ataques racistas durante jogos pelo Campeonato Espanhol, e o último deles, ocorrido no dia 21 de maio, durante um jogo contra o Valencia. Na ocasião o jogador acabou expulso de campo injustamente, e o caso tomou grande proporção mundial.

Mas além das lutas que enfrenta contra o preconceito, o atacante também promove a diferença. Ele é fundador e presidente do Instituto Vini Jr., que trabalha fortalecendo a educação pública através da tecnologia e do esporte, beneficiando crianças de 6 a 10 anos de idade.

Leia também: Alerj aprova Lei Vini Jr, que prevê a paralisação dos jogos no estado em casos de racismo

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top