O atacante Vinicius Júnior, camisa 20, que atualmente é jogador oficial do Real Madrid Futebol Clube, ficou entre os dez melhores jogadores do mundo no Bola de Ouro. A premiação acontece anualmente e reúne atletas e jornalistas de todos os países para nomear os melhores jogadores de futebol do mundo.
No ranking do Bola de Ouro 2022, Vini Jr. ficou na oitava posição e superou craques como Cristiano Ronaldo e Neymar Jr. Além da conquista recente, o atacante que cantou vitória contra o Liverpool na última temporada também foi vencedor da Champions League e, pela segunda vez, campeão espanhol.
O jogador de apenas 22 anos, que passou por um ano de sucesso e também de turbulências, se consagra como o primeiro brasileiro a ficar entre os dez melhores do mundo desde a pandemia.
LEIA TAMBÉM: Vinicius Jr. é eleito melhor jovem e entra para a seleção da Champions League
“A felicidade de um preto incomoda”
Nos últimos meses, o jogador foi alvo de ataques racistas por um conjunto de torcedores espanhóis. Em rede nacional, o presidente da Associação Espanhola de Empresário de Jogadores, Pedro Bravo, se referiu às danças de Vini Jr. após gol como “macaquice”.
Alguns dias depois, o campeão da Champions foi vaiado e xingado de “macaco” por torcedores espanhóis em frente a um estádio de futebol na Espanha, minutos antes da partida.
A violência gerou comoção mundial. Nas redes sociais, a tag “#BailaVini”, em apoio ao jogador, ganhou uma proporção inesperada. Outros atletas, figuras públicas e internautas se posicionaram diante do crime sofrido pelo craque.
Em resposta aos ataques, Vini Jr. demonstrou confiança, dizendo que “a felicidade de um preto incomoda”. O atacante agradeceu, também,o carinho e a solidariedade do público, em especial aos brasileiros.
LEIA MAIS: Sadio Mané vence “Prêmio Sócrates” do Bola de Ouro 2022