Uma ação da Procuradoria Geral da República (PGR) quer criminalizar processos seletivos para vagas de emprego que tenham como foco apenas uma etnia, embora não haja citação direta a pessoas negras. Para Irapuã Santana, advogado voluntário da Educafro e presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SP, é preciso ter muito cuidado ao analisar o processo proposto pela PGR para que não venha a prejudicar as ações afirmativas já definidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
“Seria um retrocesso muito grande se essas medidas no âmbito privado se tornassem proibidas. É importante nós colocarmos para fazer com que esse tipo de medida pretendida pelo Ministério Público não venha a prejudicar a população negra.”, alerta Irapuã.
Leia também: Empresa que postaram “BlackLivesMatter” são as que menos empregam pessoas negras
Vale lembrar que na tentativa de ampliar a diversidade em seus quadros, diversas empresas têm realizado recentemente programas de recrutamento específicos para a contratação de profissionais negras. Mas, por outro lado, a promoção de vagas para pessoas negras ainda geram repercussão negativa em uma parcela da população brasileira.
Recentemente, uma vaga de emprego publicada no Twitter extrapolou a bolha da rede social e levantou comentários, ameaças e xingamentos à podcaster Déia Freitas, do canal Não Inviabilize. O motivo era a vaga direcionada a mulheres negras e indígenas. As críticas e acusações de discriminação demonstram assim uma herança marcado pelo racismo no Brasil.
0 Replies to “Vagas de empregos para etnias viram alvo de ação da PGR”