Unicamp aprova concessão do título ‘doutor honoris causa’ aos Racionais MC’s

image5-1.jpg

Nesta terça-feira (28), o Conselho Universitário (Consu) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aprovou a concessão do título de ‘doutor honoris causa’ aos músicos do Racionais MC’s. Com isso, os integrantes do grupo Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, foram reconhecidos como “intelectuais públicos que dialogam com o pensamento social brasileiro”.

A entrega do título ao grupo era uma das reivindicações propostas na “Carta Antirracista” elaborada em 2022 por estudantes e professores da disciplina “Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro”, lançada no último ano.

O livro “Sobrevivendo no inferno” do Grupo Racionais MC’s, é leitura obrigatória no vestibular da universidade estadual desde 2020 /Foto: Jef Delgado

O Consu da Unicamp também destacou o motivo pelo qual os integrantes do grupo, receberam a distinção máxima prevista no estatuto da Unicamp.

A honraria também ressalta sua atuação política no combate ao racismo e às violências sociais existentes no país, destacando a crítica social incluída em sua produção“. O Consu delibera sobre a entrega do título ao grupo desde o dia 01 de setembro.

Esses são intelectuais públicos que somente existem em seu conjunto e, a partir dele, os quatro enunciam poéticas, projetos estéticos e projetos políticos desde 1988 a respeito do Brasil. Dialogam e lutam com o pensamento social brasileiro, confrontam o racismo e as violências sociais que nos constituem enquanto sociedade, incitando a atitudes antirracistas e solidárias de negros e não negros, periféricos e não periféricos, visando a mudanças sociais profundas. Destarte, o título só fará sentido se concedido ao conjunto“, afirma um trecho do parecer que garante o título, ao grupo.

Leia também: Gilberto Gil recebe título ‘doutor honoris causa’ por universidade de Portugal

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top