Odoyá: tradicional Festa de Iemanjá em Salvador acontece nesta sexta, no Rio Vermelho

167521033263d9ae5c0969d_1675210332_3x2_rt-scaled.jpg

Nesta sexta-feira (02), Salvador recebe a tradicional Festa de Iemanjá, que acontece no bairro do Rio Vermelho. Sob o tema ‘Odoyá, 101 anos de festa e reverência a Iemanjá’, a festa que já iniciou com a Lavagem de Itapuã nesta quinta-feira (01), com o tradicional cortejo das baianas, continua na capital baiana com a entrega do presente no Dique Tororó.

Na madrugada de sexta, a programação segue com o presente principal saindo do terreiro de Ilê Oxumarê, em direção a Colônia de Pescadores, com a participação do público. A procissão marítima está prevista para começar a partir das 13h, na Praia do Rio Vermelho, mas os féis poderão entregar os balaios até às 16 horas.

Estátua de Iemanjá em Salvador, Bahia /Foto: Divulgação/Cristian Carvalho

Além das atividades tradicionais, este ano a festa vai contar com uma ação de combate ao racismo e à intolerância religiosa, promovida pelo Governo da Bahia. A unidade móvel do Centro de Referência Nelson Mandela, parte da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades
Tradicionais (Sepromi), vai funcionar das 8h às 16h, na Rua Borges dos Reis, em frente ao SESI Rio Vermelho.

A unidade contará com uma equipe composta por profissionais de serviço social, psicologia e direito, que vão ficar à disposição para atendimento preventivo e acolher denúncias de violação de direitos nas esferas racial e religiosa.

Além disso, alguns fiés pretendem que festa deste ano também tenha um cuidado com a questão ambiental. Como o Pai Rodney, que na cerimônia de oferenda de presentes, que faz parte desta celebração, terá em sua embarcação a junção da tradição com a sustentabilidade, junto aos filhos e filhas do Ilê Obá Ketu Axé Omi Nlá.

A própria prefeitura de Salvador, além de informar a mudança no trânsito da região devido a festa, também orienta o público a usar itens orgânicos e biodegradáveis, para não poluir o mar ao entregar os presentes, não jogar lixo nas praias, como vidro da Alfazema, e respeito ao próximo, assim como a importância de se manter hidratado e usar protetor solar.

Leia também: Dia de Iemanjá do Arpoador, no Rio, reunirá atrações artísticas e religiosas, gratuitamente

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top