Tiktok “vira jornal” da geração Z, aponta pesquisa
Tiktok “vira jornal” da geração Z, aponta pesquisa
Tiktok - Foto: Divulgação/Pixabay
Levantamento revela que as redes sociais são a principal fonte de informação para os jovens e que esse grupo confia menos no YouTube e no Instagram para consumir notícias.
Há quem diga que a rede social TikTok é apenas um aplicativo de dancinhas ou trends virais, onde se assistem a vlogs e se aprendem novas receitas. No entanto, uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center revela que, entre a geração Z, o TikTok também se tornou um dos principais meios de informação sobre notícias.
O levantamento mostra que jovens de 18 a 29 anos, nos Estados Unidos, afirmam que a plataforma é sua principal fonte de notícias, superando redes que existem há mais tempo, como YouTube e Instagram. Cerca de 43% dos entrevistados citaram o TikTok, número que coloca o aplicativo chinês à frente do YouTube e do Facebook (41% cada) e do Instagram (40%). Já plataformas como o X (ex-Twitter) e o Reddit aparecem bem atrás, com 21% e 18%, respectivamente.
Tiktok se torna a plataforma onde a geração Z se informa, segundo pesquisa Foto: Divulgação/Pixabay
A pesquisa também indica que as redes sociais estão assumindo o papel de fonte primária de informação para esse grupo etário: 76% dos entrevistados afirmam consumir notícias apenas por meio dessas plataformas, percentual significativamente superior ao de quem acessa sites de notícias (60%) ou newsletters por e-mail (28%).
Metade dos jovens ainda declarou confiar “um pouco ou muito” no conteúdo que consome nas redes sociais, atingindo o mesmo nível de confiança atribuído à mídia tradicional. Apesar de chamar atenção, o dado não é totalmente novo. Em 2023, o mesmo estudo apontava que apenas 32% dos jovens usavam o TikTok como fonte regular de notícias, o que evidencia um crescimento ao longo do tempo.
Para acompanhar essa demanda e o ritmo da nova geração, o TikTok vem implementando ferramentas voltadas à informação. A plataforma lançou o recurso Footnotes, que permite a checagem colaborativa de fatos, além da possibilidade de inserir links de artigos em vídeos. A empresa também afirma trabalhar com verificadores independentes em mais de 130 países, como parte do esforço para garantir a veracidade do conteúdo.
Post Views:0
Relacionado
Layla Silva
Layla Silva é jornalista e mineira que vive no Rio de Janeiro. Experiência como podcaster, produtora de conteúdo e redação. Acredita no papel fundamental da mídia na desconstrução de estereótipos estruturais.
Cientistas da Universidade de Jena, no leste da Alemanha, afirmaram que não há base biológica para a classificação da humanidade em raças e lançaram um manifesto pedindo que o termo…
Atualmente no Rio de Janeiro 2 milhões de pessoas vivem em áreas sob influência de milícias, grupos armados formados por ex policiais e militares. Estes grupos paramilitares, que já ocupam…
Em maio deste ano o goleiro Dejair, do Juazeirense (BA) foi xingado de macaco em uma partida contra o Aparecidense, tentou registrar o Boletim de Ocorrência, mas houve negligência por…
Jacira Roque de Oliveira, conhecida como Dona Jacira, mãe de Emicida e Fióti, além de Katia e Katiane, morre aos 60 anos nesta segunda-feira (28), em São Paulo. Escritora e…
O espanhol Iñaki Williams, a referência técnica do Athletic Bilbao, foi recebido com aplausos diante dos torcedores do Tenerife, pelas oitavas de final da Copa do Rei da Espanha. O…
O turista american Antony Barrow, preso desde setembro, acusado de racismo contra dois funcionários do Museu de Arte do Rio (MAR), teve o pedido de habeas corpus negado pelo Tribunal de…
Responsável por todas as peças masculinas da Louis Vuitton e dono da marca Off-White, o estilista afro-americano Virgil Abloh, está sendo duramente criticado por não ter negros em sua equipe.…
Começaram as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade –…
Estão abertas as inscrições para o curso extensivo do Pré-Vestibular Social (PVS). No total, o projeto oferece 11.080 vagas distribuídas nos 50 polos de estudo, localizados em 36 municípios do Estado…
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, se reuniu com secretários das polícias civil e militar na última sexta- feira (22) no Palácio Guanabara e decidiu suspender operações em…