No próximo domingo (14), a terceira edição do projeto Terreiro de Luta, idealizado pela Ile Àṣẹ Ọya Ẹlẹda Orí – Casa de Oyá, em parceria com o Instituto de pesquisa e formação Chave Mestra, realiza o Seminário de Introdução ao Letramento Racial: Eu, Vocês, Eles, Nós – Conhecendo o Passado, Entendendo o Presente para Planejar o Futuro.
O evento será de forma virtual, transmitido através do perfil do Instagram da Ile Àṣẹ Ọya Ẹlẹda Orí – Casa de Oyá, e será dividido em três partes. A primeira é intitulada Onde você guarda seu racismo? Formação do Brasil: miscigenação, teoria do embranquecimento e democracia racial.
A segunda é Diferenças entre racismo, preconceito e discriminação. Por que não existe racismo reverso?; e finalizando, Negritude e auto identificação: Preto, pardo, mulato, moreno, negro. Por que essas classificações são importantes?
O Seminário contará com a presença da historiadora e pesquisadora em história do Brasil, raça e racismo, Tolegí Dias, que irá conduzir o evento por uma jornada através da história, explicando como o conhecimento sobre raça e racismo foi construído, e por que o letramento racial é importante.
Leia também:
O Seminário tem como objetivo promover reflexões sobre o letramento racial e sua relevância na sociedade contemporânea. Os interessados em participar do Seminário de Introdução ao Letramento Racial: Eu, Vocês, Eles, Nós – Conhecendo o Passado, Entendendo o Presente para Planejar o Futuro podem se inscrever através do Formulário On Line.