Baixada Fluminense recebe o espetáculo “KARAÍBA” sobre a cultura indígena

Screenshot-2024-03-22-212534.png

Apresentações acontecem no SESC Duque de Caxias e São João de Meriti neste fim de semana com ingressos gratuitos e a preços populares

Neste fim de semana, a Baixada Fluminense vai receber as apresentações do espetáculo “KARAÍBA”, tanto no SESC Duque de Caxias, no sábado (23), quanto em São João de Meriti, no domingo (24). Os ingressos têm preço popular.

“KARAÍBA” é uma adaptação do livro homônimo de Daniel Munduruku, uma obra que convida o público a explorar a riqueza da cultura indígena e a imaginar as terras brasileiras antes da chegada dos europeus. Através de uma jornada sonora e teatral, somos levados a refletir sobre os povos Tupinikin, Turyaçu e Anhangás, suas histórias e visões de mundo.

O espetáculo é protagonizado pela atriz Jessyca Meyreles /Foto: Carol Kappaun

Vencedor da 8ª edição do prêmio CBTIJ de teatro para crianças nas categorias Melhor atriz protagonista para Jessyca Meyreles, melhor figurino para  Wanglêys Manaó e melhor texto adaptado para Idylla Silmarov.  A dramaturgia, baseada em “O Karaíba – Uma história do pré-Brasil”, desafia estereótipos e apresenta uma visão autêntica da cultura indígena, destacando sua história e identidade pré-colonial.

O objetivo é não apenas promover a leitura das palavras de Munduruku, mas também estabelecer uma conexão entre a cidade e as questões indígenas, além de democratizar o acesso à literatura por meio do teatro.

Idealizado por Juliana Gonçalves, o projeto tem como compromisso ético a inclusão de artistas indígenas em sua equipe. Com 70% dos membros compostos por artistas indígenas, incluindo elenco, iluminação, visagismo, fotografia, design e assessoria de comunicação, “KARAÍBA” representa uma iniciativa pioneira no Rio de Janeiro. Essa realização só foi possível graças à parceria com a Aldeia Maracanã, liderada pelo Cacique Urutau Guajajara.

“KARAÍBA” é mais do que um espetáculo; é uma ferramenta para o desenvolvimento de uma geração consciente da diversidade étnico-cultural brasileira e para o debate de questões atuais sob a perspectiva indígena. Juliana Gonçalves, diretora de produção, destaca: “Estamos construindo uma nova e bela trajetória com este projeto, trazendo uma visão inédita e transformadora em múltiplos aspectos”. disse a idealizadora. 

A peça foi contemplada pelo edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, reconhecendo sua importância e relevância na cena cultural carioca.

Os ingressos custam R$ 5 (meia entrada), R$ 10 (inteira) e grátis (PCG, credencial plena e crianças menores de 16 anos) e estão disponíveis na bilheteria do Sesc e podem ser acessados clicando aqui. A classificação indicativa de idade é livre.

Representatividade indígena e valorização da cultura local

O projeto “KARAÍBA” destaca-se não apenas pela sua qualidade artística, mas também por sua firme missão de representatividade e inclusão. Desde o início, o compromisso ético de montar uma equipe majoritariamente composta por artistas indígenas tem sido uma prioridade. Com 70% da equipe composta por talentosos artistas indígenas, o espetáculo vai além do elenco, integrando-os em todas as áreas, desde iluminação e design até assessoria de comunicação e figurino. Essa iniciativa, inédita no Rio de Janeiro, é fruto de uma colaboração significativa com a  Aldeia Maracanã, liderada pelo Cacique Urutau Guajajara.

Além disso, o espetáculo destaca-se por sua conexão profunda com a Baixada Fluminense. Jessyca Meyreles, mulher e atriz indígena, nascida em Nova Iguaçu e co-fundadora do Teatro Baixo, é protagonista.  Com oito anos de experiência, Meyreles lidera iniciativas de capacitação, como a oficina UTA (Unificação do Trabalho do Ator), em parceria com o SESC Nova Iguaçu, além de realizar estudos e pesquisas sobre dramaturgia afetiva com artistas locais.

Sua trajetória exemplifica o compromisso do espetáculo com a valorização da cultura e talentos da Baixada Fluminense. Ela e seus companheiros de cena (Ludimila D’Angelis, Yumo Apurinã e Danilo Canindé) são forças motrizes por trás da produção Em um cenário cultural marcado pela diversidade, “KARAÍBA” se destaca como um exemplo inspirador de como o teatro pode promover representatividade e orgulho cultural em comunidades locais.

SERVIÇO 

SESC DUQUE DE CAXIAS 

Sábado, 23/03

15h | Livre | Gratuito 

Endereço: Rua General Argolo, 47 – Centro, Duque de Caxias – RJ, 25011-490 

SESC São João de Meriti 

Domingo, 24/03 

 16h | Livre

Endereço: Av. Automóvel Clube, 66 – Centro, São João de Meriti – RJ

Leia também: Museu Histórico da Cidade (RJ) recebe exposição inédita do artista Maxwell Alexandre

Deixe uma resposta

scroll to top