Tereza de Benguela é homenageada com cerveja que leva seu nome 

img6-2.jpg

Dia 25 de Julho se aproxima e com ele o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana. Foi escravizada e virou rainha para o seu povo – o Quilombo do Piolho/Quariterê (que ficava na divisa entre o Mato Grosso e a Bolívia nos dias de hoje). Com a morte de seu esposo (José Piolho), Tereza liderou o quilombo resistindo à escravidão do seu povo por duas décadas*. Por isso, é mais que justo uma homenagem a essa guerreira – que é realizada por cinco mulheres pretas cervejeiras: Adriana Santos, Danielle Lira, Dani Souza, Cinara Gomes e Sara Araújo.

Criada a partir de uma parceria entre as cinco cervejeiras negras do projeto Tereza de Benguela Cervejeiras e a Goose Island Brewhouse, a cerveja Tereza de Benguela é uma homenagem não só à heroína que liderou o um Quilombo do Piolho/Quariterê, mas também a todas as mulheres negras, latino, americanas e caribenhas, sobretudo do mercado cervejeiro.

Foto: Divulgação

O lançamento da cerveja Tereza de Benguela acontecerá no dia 25/07 no Goose Island Brewhouse em Pinheiros (São Paulo – SP). Será um  evento para comemorar essa data com a presença das integrantes do coletivo Tereza de Benguela Cervejeiras e com o samba da cervejeira Cinara Gomes. E, dia 29/07, a comemoração continua no Torneira Bar – Vila Madalena, com venda exclusiva do chope collab Tereza de Benguela com a Goose Island Brewhouse.

Para quem é amante de cerveja, fica a dica.

*Para maior entendimento desta linda história de Tereza de Benguela, acesse o site da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – fonte que inspirou esse texto.

Leia também: Nanda Crioula: mais uma vencedora no Top Chef Brasil

Preto Gourmet

Preto Gourmet

Empreendedor Social, criador do Prêmio Gastronomia Preta, criador do conceito Economia Pretagonista, professor de Administração no curso de Gastronomia na UFRJ, doutor em Administração (Eaesp-FGV), autor de 11 livros, pesquisador (com dezenas de artigos científicos) e homem preto que cria rupturas numa gastronomia eurocentrada. É jurado do Edital Entra na Roda da cantora Iza e curador do Camarote Folia Tropical (2023) em Gastronomia e Inclusão Social.

Deixe uma resposta

scroll to top