De acordo com a Defesa Civil, já foram confirmadas 38 mortes em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, por conta dos deslizamentos e alagamentos causados pelo forte temporal que atingiu a cidade na tarde desta terça-feira (15). Mais de 300 pessoas tiveram que sair de suas casas. Vinte e cinco escolas estão abertas para receber desabrigados. A prefeitura da cidade fluminense decretou estado de calamidade pública e luto oficial de três dias.
Agentes do Corpo de Bombeiros atuam em mais de 40 pontos da cidade, em ações de resgate e salvamento. Ao longo desta madrugada, os agentes da Defesa Civil atuaram em ocorrências e realizaram rondas pela cidade. De acordo com a Prefeitura, foram contabilizados 207 ocorrências, dos quais 171 são por deslizamentos e mais de 180 militares trabalham no atendimento à população. Equipes especializadas em busca e salvamento foram enviadas para reforçar o socorro, com apoio de viaturas do tipo 4×4 e botes. Até o momento, na localidade conhecida como Morro da Oficina, no Alto da Serra, é estimado que 80 casas tenham sido afetadas.
Leia também: Saiba como ajudar moradores das cidades afetadas pelas chuvas na Bahia
Segundo a Climatempo e MetSul Meteorologia, a chuva extrema foi consequência da formação de intensas áreas de instabilidade sobre o estado do Rio de Janeiro com a passagem de uma frente fria pela costa. Já de acordo com a Prefeitura, o núcleo de chuva que atuou no município nas últimas horas já se afastou da cidade, mas permanece a previsão de chuva nas próximas horas, com intensidade fraca a moderada.
Através de comunicado, o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, disse que o número de vítimas pode ser maior. “Vivemos um momento de grande tristeza com o número de vítimas fatais que ainda pode aumentar e a quantidade de ocorrências que impactam drasticamente a nossa cidade. Unimos todos os nossos esforços e contamos com o suporte do Estado para o atendimento ágil às vítimas e recuperação da cidade”.
0 Replies to “Temporal em Petrópolis (RJ) deixa mortos e Prefeitura decreta luto oficial”