“Taxação das blusinhas” começa a valer em alguns sites como Shopee e AliExpress

imagem_do_whatsapp_de_2024-06-01_as_16.55.51_1bd947f0.webp

A “taxação das blusinhas” começou a valer na AliExpress e Shopee desde o último sábado (27). Os sites começaram a cobrar imposto de importação de 20%, que vale para compras internacionais até U$50,00 nos sites internacionais. A Amazon e a Shein vão começar a cobrar apenas na quarta-feira (31) e quinta-feira (01).

A Shopee explicou que pedidos feitos no dia 27 terão a Declaração de Importação de Remessas emitida a partir de 1º de agosto, mas a mudança só valerá para vendedores internacionais dentro do aplicativo.

“Manteremos a transparência em nossas comunicações com os nossos consumidores, os valores serão calculados e detalhados na finalização da compra. Para os usuários que comprarem dos mais de 3 milhões de vendedores brasileiros, não haverá mudanças”, diz nota da Shopee.

A “taxação das blusinhas” começa a valer, AliExpress e Shopee já começaram no dia 27 de julho a cobrar imposto de importação de 20% – Foto: Rafa Neddermeyer.

A AliExpress também explicou em nota que os clientes vão ser avisados: “Tendo em vista o prazo necessário para ajuste das declarações de importação, de acordo com a nova regulamentação, todos os pedidos de compras efetuados na plataforma do AliExpress a partir do dia 27 de julho irão contemplar as novas regras tributárias. Os clientes e parceiros serão comunicados nos canais oficiais do AliExpress sobre as próximas etapas”, diz a nota.

A Shein iniciará a cobrança a partir de 1º de agosto e informou que “seguirá rigorosamente a aplicação da legislação”. Já a Amazon diz que “os produtos vendidos na Loja de Compras Internacionais de valor até US$ 50 receberão a nova taxação de 20% a partir do dia 31 de julho de 2024”.

O que muda

Antes, compras de até U$50,00 em sites estrangeiros eram tributadas apenas com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que varia entre 17% e 19%.

Com a “taxação das blusinhas”, será adicionada uma taxa adicional de 20%, além do ICMS, totalizando até 49% de tributação. Compras entre U$50,00 e U$3.000,00 continuarão sujeitas a 60% de imposto de importação, mas receberão um desconto de U$20,00.

Leia mais notícias aqui: “Foi um ato de racismo religioso”, diz presidente da AFA sobre terreiro destruído na Chapada Diamantina na Bahia

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top