Série Guarany – Histórias do Circo dos Pretos é destaque na programação de junho do SescTV

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A série documental Guarany – Histórias do Circo dos Pretos é destaque na programação de junho do SescTV e as exibições serão todas as sextas-feiras, a partir do dia 3 de junho, às 19 horas, e os episódios também estarão disponíveis sob demanda no site do canal.

Cena da série “Guarany – Histórias do Circo dos Pretos” | Crédito: Thyago Ribeiro

Dirigida por Mariana Gabriel, a série foi dividida em quatro episódios e conta as histórias do Circo Teatro Guarany, que durante uma década – de 1948 a 1958 – alegrou várias gerações pelas periferias de São Paulo, liderado por João Alves, e tendo como estrela maior o Palhaço Xamego.

A série integra a programação dos 13 aos 20 (Re)Existência do Povo Negro, apresentando conteúdos sobre personalidades negras. A ação se refere aos marcos 13 de maio e o 20 de novembro, e tem como objetivo o fortalecimento e reconhecimento das lutas e conquistas, assim como as manifestações do povo negro, bem como o fomento à igualdade, contribuindo para uma sociedade livre do racismo e de outras formas de dominação.

Leia também: Manoel Soares recebe título inédito de Embaixador Cultural da União Africana 

Guarany – Histórias do Circo dos Pretos apresenta, por meio de depoimentos, entrevistas e imagens, a história de João Alves da Silva, fundador do Circo Teatro Guarany. Ele foi um dos primeiros empresários negros no Brasil; era filho de ex-escravizados e foi pai do Palhaço Xamego, interpretado pela artista Maria Eliza, conhecida como a primeira palhaça negra mulher de que se tem notícia.

Guarany – Histórias do Circo dos Pretos, no SescTV será exibido no canal entre os dias 3 e 24 de junho, sextas-feiras, às 19 horas.

APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor do Notícia Preta.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.