Sem o Martelo de Xangô, Fundação Palmares abre concurso para criação de novo logotipo

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Na manhã desta terça-feira (17), a Fundação Palmares abriu um concurso para a criação de um novo logotipo para substituição da atual marca. Em uma das cláusulas do edital, está a obrigatoriedade de que o símbolo remeta “única e exclusivamente à nação brasileira”. 

O edital prevê logotipo sem mensagens subliminares – Foto: Reprodução

Com a justificativa que o Estado brasileiro é laico, Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares, alega que o logotipo não era do seu gosto. “O logotipo da Palmares sempre me desagradou, mas eu achava que era uma palmeira estilizada. Santa ingenuidade”, escreveu no Twitter em maio deste ano. 

O edital da atualização do logo da Fundação foi publicado no Diário Oficial da União e premiará o vencedor com R$ 20 mil. Brasileiros, residentes no país e maiores de 18 anos podem se inscrever no concurso. Uma comissão, formada por cinco servidores, presidida por Sérgio Camargo, fará a avaliação das peças e o resultado divulgado dia 7 de dezembro deste ano. 

Sérgio Camargo assumiu a presidência da Fundação Cultural Palmares no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e vem travando uma “briga ideológica” com segmentos dos movimentos negros e de religiões de matriz africanas. Em junho deste ano, a Coalizão Negra por Direitos ajuizou uma ação contra a Fundação por tentativa de exclusão de 90% das obras do acervo. 

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.