Sarah Aline aponta racismo estrutural no BBB 23: “Me assustou”

Sarah-Aline-bbb-23-redes-sociais.jpg

Sarah Aline, participante do BBB 23, fez um desabafo sobre o racismo estrutural que ela sente existir dentro da casa, especialmente sobre as pessoas pretas. Ela mencionou a reação das pessoas em relação a Gabriel Santana durante o Jogo da Discórdia, em que ele foi chamado de diversos adjetivos negativos, como “agressivo” e “machista”.

Sarah explicou que essas reações são um exemplo do racismo estrutural presente no jogo. “Eu fico muito pensando aqui nas reações do game. Eu acho que entram nessa parte do racismo estrutural. Eu tô mais engolindo do que tentando encarar que isso é realmente tão latente quanto é“, analisa Sarah.

“Eu acho que é pela estrutura do jogo, mas é uma coisa que tem me deixado muito incomodada. Principalmente na visualização da agressividade quanto as pessoas pretas“, acrescenta.

Ela também mencionou a eliminação de Fred Nicácio e como as pessoas o rotulavam como “grosso” e “arrogante” quando ele se recusava a falar em certas situações. Sarah se mostrou preocupada com a forma como as pessoas negras são percebidas dentro do jogo e como isso pode ser prejudicial para elas.

“Quando o Fred colocava a postura de que não ele ia falar, ele era tachado como extremamente grosso, extremamente arrogante, do tipo: ‘Vocês viram? Ele nem falou, ele nem quis responder. Grosso, arrogante, grosseiro, arrogante!’. Eu ficava: ‘Nossa gente, calma lá. Deixa eu tentar entender'”, pontuou.

Leia também: “Como mulher negra, eu nasci para priorizar pessoas”, desabafa Sarah Aline no BBB

O racismo estrutural é uma forma de discriminação que está enraizada nas estruturas sociais e econômicas de uma sociedade. Ele pode ser difícil de ser identificado, mas seus efeitos são muito prejudiciais para as pessoas que sofrem com ele. É importante que as pessoas sejam sensíveis a essa questão e trabalhem para eliminar o racismo estrutural em todas as áreas da sociedade.

Jerson Pita

Jerson Pita

Jornalista, marqueteiro, pesquisador e periférico. Cria de Duque de Caxias, escreve sobre entretenimento, sociedade e esportes. No mestrado, pesquisa a autoridade jornalística e a migração da mídia tradicional para o Youtube.

0 Replies to “Sarah Aline aponta racismo estrutural no BBB 23: “Me assustou””

Deixe uma resposta

scroll to top