Salvador terá festa de réveillon sem nenhum artista negro

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Em 2019, a prefeitura cometeu o mesmo “erro” com a festa da virada na capital baiana

Ivete Sangalo é uma das atrações da Festa da Virada que será transmitida on line – Foto: Divulgação

Em um ano em que a luta antirracista ganhou força inclusive na grande mídia, a prefeitura de Salvador (BA) realizará a festa de virada de ano sem a presença de nenhum artista negro. O réveillon da capital baiana será em formato de live, transmitido pela Globo, rede Bandeirantes e Multishow e os cantores que vão representar Salvador são Ivete Sangalo e Gustavo Lima.

Na divulgação do evento, o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto) (DEM) disse que a escolha foi feita por serem “os dois artistas mais comerciais do país. A gente vai oferecer o melhor conteúdo do Brasil”, afirmou.Pela programação, os shows começam às 22 horas do dia 31 de dezembro e terminam às 2 da manhã do 1º de janeiro e, ainda segundo ACM Neto, a ideia é que os artistas façam a contagem regressiva juntos.

Lista de artistas negros

Salvador é uma das cidades mais negras fora da África, segundo dados do IBGE, e tem uma lista de artistas negros, de renome nacional, que poderiam representar a cidade. Dentre eles, pode-se citar Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Larissa Luz, Mariene de Castro, Luedji Luna e Gilberto Gil. Além deles, os blocos afro Olodum, Ilê Aiyê, Didá, Muzenza, Malê de Balê, Filhos do Congo, seriam alternativas para a “festa da virada”.

Prefeitura reincidente

Em 2019, a prefeitura de Salvador anunciou o Festival de Verão de Salvador e a Festa da Virada e dentre as mais de 300 atrações, poucos artistas negros estavam na listagem de apresentações. Após protestos das comunidades negras, a organização incluiu alguns blocos afro, como Olodum e Aiyê e Nêssa.

Fonte: https://guianegro.com.br

APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor e coordenador regional do Notícia Preta

1 Comment

  • Esse prefeito foi eleito pelo voto negro. E faz isso? E o povo negro ficará quieto? O que está acontecendoooooooooooooooooooooooooooo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.