Salgueiro vai cantar um Paraíso diferente e homenager Joãosinho Trinta

329031958_1392416684917694_3215395454885809019_n.jpg

A GRES Acadêmicos do Salgueiro vai tomar a Sapucaí no primeiro dia de desfile neste domingo (19), sendo a penúltima escola a desfilar. Com o enredo “Delírios de um Paraíso Vermelho” a agremiação, que este ano busca seu décimo título, vai levar para a Avenida um lema presente em um dos versos do samba: Proibido é proibir. 

A vermelho e branco do Morro do Salgueiro, localizada no bairro da Tijuca no Rio de Janeiro, vai homenagear o famoso carnavalesco Joãosinho Trinta, que é conhecido pela genialidade e ousadia. O artista que já trabalhou na escola antes de estrelar sua carreira solo como carnavalesco terá importantes trabalhos representados na avenida. Além disso, a própria comunidade salgueirense também é aclamada nas estrofes do samba.

Composto por Moisés Santiago, Líbero, Serginho do Porto, Celino Dias, Aldir Senna, Orlando Ambrósio, Gilmar L. Silva e Marquinho Bombeiro, e interpretado por Emerson Dias, o samba faz referências a cor da escola, assim como o enredo, exalta a liberdade e rechaça a exclusão em um grito contra todos os tipos de preconceito.

E nesse clima, a Acadêmicos do Salgueiro vai abordar a importância da liberdade de expressão e do respeito às diferenças. A escola convida todos a mergulhar em um novo paraíso, que dessa vez é todo vermelho, da cor da agremiação, e que toma tanto o céu quanto o inferno, contestando a história de Adão, Eva, a maçã e a serpente.

Parte de uma das alegorias da agremiação /Foto: Divulgação

Este novo Édem que o Salgueiro canta representa uma releitura do jardim tradicional: sem pecado, sem escuridão e sem preconceito. Tema que fica evidente no segundo refrão que diz: “No meu sonho de rei, quero tempo de paz / Guerra, fome e mazelas nunca mais / A minha academia anuncia / Da escuridão, raiou o dia”.

Leia também: “Fervo da Lud”: Ludmilla estreia seu primeiro bloco de Carnaval na Bahia

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top