Das 51 cadeiras da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, apenas 11serão ocupadas por eleitos que declararam ser negros (pretos ou pardos), a partir de janeiro de 2021. Destes, apenas 4 são mulheres.
Ou seja, o percentual de vereadores negros eleitos na cidade maravilhosa é de 21,5%, número abaixo do percentual de negros e negras na capital. De Cerca acordo com última Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizada em 2019 pelo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 46% da população da cidade é negra.
As mulheres representarão, entretanto, 19% da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Um aumento de 43% em relação às eleições de 2016. Foram eleitas dez vereadoras, nas eleições anteriores foram sete. Até então, elas eram 14% da casa.
Com quase 25 mil votos, Tainá de Paula (PT) é a mulher negra mais votada do Rio. A futura vereadora agradeceu aos seus eleitores pelo Instagram:
Confira quem são os eleitos que se declaram negros (as):
Gabriel Monteiro (PSD) Jones Moura (PSD) Rocal (PSD) Tainá de Paula (PT) Márcio Santos de Araújo (PTB) João Mendes de Jesus (Republicanos) Tânia Bastos (Republicanos) Zico (Republicanos) Laura Carneiro (DEM) Thais Ferreira (PSOL) Waldir Brazão (Avante)