O rapper nigeriano Rema alcançou mais um feito histórico em sua carreira. Seu hit “Calm Down”, com participação da cantora norte-americana Selena Gomez, se tornou canção africana de maior sucesso nos Estados Unidos, na história. A música alcançou esse status ficando 57 semanas na lista da Billboard Hot 100, uma das principais paradas do mundo.
A canção de Rema, de apenas 23 anos, quebrou o recorde anterior, que pertencia ao astro nigeriano WizKid, com a música “Essence”, que permaneceu nas paradas por 35 semanas. A faixa de Rema entrou pela primeira vez na Billboard Hot 100 em setembro de 2022, sete meses após ser lançada, e coleciona uma série de recordes desde então.
Foram esses recordes que fizeram a plataforma de monitoramento musical Chart Data, determinar “Calm Down” como a “canção africana mais longa e bem-sucedida de todos os tempos”. A música acabou de sair da Billboard Hot 100.
A música também foi a primeira a passar um ano inteiro na parada Billboard Afrobeats, e seu vídeo no YouTube obteve cerca de 673 milhões de visualizações, sendo o videoclipe mais assistido por um artista nigeriano.
Dados do Spotify mostram que o maior número de streams de “Calm Down” vem dos EUA, Índia, México, Brasil e Reino Unido. O Gerente de Parcerias de Artistas e Gravadoras do Spotify Victor Okpala disse para a África Ocidental sobre o sucesso da música na plataforma.
“Este marco é absolutamente marcante para a Rema, marcando um momento crucial para este talentoso artista e toda a comunidade Afrobeats. Está claro que o gênero está causando um impacto significativo e ganhando influência substancial no cenário musical global, e estamos entusiasmados em continuar a apoiá-lo no Spotify”.
Em setembro, “Calm Down” rendeu para Rema o seu primeiro prêmio do MTV Video Music Awards (VMA), na categoria “Melhor Videoclipe de Afrobeats”, com o clipe da música. No mês passado, a música ganhou o prêmio inaugural de ‘Melhor Música Afrobeats’ no MTV VMA Awards.
Leia também: Rema é o primeiro artista africano a ter uma música com 1 bilhão de streams no Spotify