Damazio, desabafou em suas redes sociais ao sofrer racismo em um hotel de luxo em que estava. Hospedado no IL Campanário, em Florianópolis, Zulu relatou para PM que foi hostilizado por funcionários do estabelecimento. Zulu diz que foi abordado por não estar utilizando pulseiras ao caminhar pelo hotel de luxo, e pontuou no boletim dado à PM que sua família foi abordada de forma desrespeitosa por seguranças do local.
De acordo com a vítima, outras pessoas também transitavam pela localidade e nenhuma foi abordada. Por meio do Instagram Zulu contou detalhes sobre a violência:
“Meu quarto atrasou 1 hora, vi todo mundo entrar sem pulseira… Quando fui liberado o segurança nos seguiu e depois chegou com hostilidade perguntando o que estávamos fazendo sem pulseira, gritou com a minha mãe e disse para ela não tocar nele….no restaurante abordaram a minha perguntando se ela trabalhava ali.. um racismo, uma coisa horrível.”, desabafou.
Confira o vídeo completo:
Após a denúncia, funcionários do hotel enviaram mensagem a Zulu pontuando que está situação é recorrente: “Preto não tem preferência, e quando os funcionários tratam todos bem são reprimidos.”
Até o final da tarde de quarta-feira a Polícia Civil de Santa Catarina informou que o Boletim de Ocorrência ainda não havia sido finalizado. Já o hotel IL Campanário se pronunciou através da nota abaixo:
“O Condomínio Complexo Turístico IL Campanario tomou conhecimento da denúncia de suposto caso de racismo por parte da segurança contratada pelo empreendimento, por ocasião da solicitação de uso de pulseiras de identificação por hóspedes.
Esclarecemos que o uso de pulseiras por hóspedes é procedimento padrão do empreendimento, assim como em inúmeros resorts no Brasil e no mundo. Repudiamos toda e qualquer atitude discriminatória e condutas como a denunciada não fazem parte dos valores e dos princípios que defendemos e pregamos diariamente, de respeito e tratamento igualitário a todos.
Ressaltamos que não há espaço para este tipo de atitude em nossas dependências. O empreendimento está à disposição das autoridades para toda e qualquer informação que se mostrar necessária, posto que o denunciante acionou a autoridade policial.”
0 Replies to “Empresário Zulu Damazio sofre racismo em hotel de luxo: “Será que é a minha cor””