Um levantamento recente realizado pelo Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), utilizando informações de satélite fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), analisou dados diários entre 2000 e 2024, abrangendo 5.571 municípios brasileiros. Os dados revelaram que, em 2024, mais de 6 milhões de brasileiros enfrentaram pelo menos 150 dias de calor extremo, com temperaturas frequentemente ultrapassando os 40°C. O cenário ressalta a importância de cuidados redobrados com a pele.

Segundo Nathalia Harman, Head de Comunicação Científica da divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal no Brasil, há uma relação direta entre o calor extremo e o aumento de muitas doenças de pele. ‘
’Com o aumento da transpiração e a exposição prolongada ao sol, cria-se um ambiente propício para o desenvolvimento de condições como micose, melasma, foliculite, rosácea e brotoeja. A exposição intensa ao sol pode desencadear ou piorar também quadros de melasma, caracterizados por manchas escuras na pele. Portanto, durante períodos de calor extremo, é fundamental adotar medidas preventivas, como manter a pele hidratada, utilizar roupas leves e aplicar protetor solar adequado.” afirma.
A radiação ultravioleta (UV) é classificada em três tipos principais, com base no comprimento de onda: UVA (400–320 nm) penetra profundamente na pele, sendo responsável pelo envelhecimento precoce e podendo contribuir para o desenvolvimento de câncer de pele; UVB (320–280 nm) afeta as camadas mais superficiais da pele, causando queimaduras solares e estando intimamente ligada ao risco de câncer de pele; já a UVC (280–100 nm), apesar de altamente energética, é completamente absorvida pela atmosfera terrestre. Para se proteger adequadamente, é fundamental utilizar produtos que ofereçam proteção contra os raios UVA e UVB.
Com a notícia de que a onda de calor intensa se estenderá, ao menos, até o final do mês de março, La Roche-Posay e CeraVe, marcas da divisão de Beleza Dermatológica do Grupo L’Oréal no Brasil, reconhecidas por sua expertise dermatológica, reuniram as soluções ideais para uma rotina de skincare segura e eficaz nos dias mais quentes do ano.
Proteção solar avançada
Antes de tudo, é necessário explicar a principal diferença entre ‘’filtros solares’’ – substâncias ativas que protegem a pele contra a radiação UV, podendo ser químicos (que absorvem a radiação) ou físicos (que a refletem) – e ‘’protetores solares’’ – produtos cosméticos que combinam filtros solares com outros ingredientes, como hidratantes e antioxidantes, oferecendo uma proteção abrangente contra os efeitos nocivos do sol.
A linha de proteção solar Anthelios, de La Roche-Posay, é desenvolvida com alta tecnologia para garantir proteção eficaz contra os raios UVA e UVB, além de luz visível.
Leia também: Carnaval: saiba como curtir a folia cuidando da pele