Projeto Diversidade Qualificada do Senac RJ capacita profissionalmente pessoas LGBTQIAPN+ no Rio de Janeiro

pexels-anete-lusina-5721335-scaled.jpg

O Projeto Diversidade Qualificada do Senac RJ oferece capacitação profissional gratuita a pessoas LGBTQIAPN+, para auxiliá-las na entrada no mercado de trabalho. Em parceria com a Coordenadoria de Diversidade Sexual e a Prefeitura do Rio de Janeiro, o projeto, que teve a primeira edição em junho de 2022, já impactou 57 alunos e certificou 46 pessoas.

Segundo levantamento da plataforma LinkedIn, divulgado no último ano, cerca de 43% das pessoas LGBTQIAPN+ entrevistadas afirmam ter sofrido algum tipo de preconceito nas empresas. Em uma sociedade que ainda reproduz esses ataques, a iniciativa atua como uma possibilidade de transformar a vida dos alunos que passam pelo Projeto Diversidade Qualificada.

A expectativa é que o Projeto Diversidade Qualificada forme cerca de 70 pessoas no novo ciclo /Foto: Pexels

Um desses alunos é Ive Lins Pecis, de 23 anos, que se classifica como uma pessoa transmasculine. Após ter feito o curso de Marketing Digital na primeira turma do Projeto Diversidade Qualificada do Senac RJ, Ive conseguiu uma oportunidade em uma editora.

Hoje, à procura de um novo emprego na área, Ive também usou essa experiência para a escolha de seu curso no Ensino Superior. Segundo ele, fazer parte desse projeto foi fundamental em seu desenvolvimento profissional. “Hoje meu currículo é muito bem avaliado, recebo ótimos feedbacks e é praticamente impossível ficar parado, pois, mesmo desempregado, ainda continuo participando de processos seletivos. É algo que, para alguém que tem ‘transgênero’ escrito no currículo, pesa muito. As possibilidades de empregabilidade para pessoas trans são bem menores que para uma pessoa cis. Nesse sentido, o curso foi um privilégio”, conta.

E a experiência adquirida vai além da questão profissional. “No próprio projeto, a maioria dos corpos
era dissidente de pessoas trans e travestis, que já vinham de um passado de submissão. Então, poder compartilhar vivências dentro da nossa comunidade e, ainda, receber tanta atenção e ter os instrutores torcendo por você, foi muito importante!
”, destaca Ive, que continua:

Foi um prazer participar desse projeto, sem pagar nada. Tínhamos ajuda de custo, o que melhorava
a qualidade de vida de todos nós que pegávamos transporte público. Fiz amizades. Os instrutores
realmente acreditam na turma. Fico superfeliz ao saber que o Senac RJ oferecerá essa oportunidade a outras pessoas e que a instituição está fortalecendo laços com a comunidade LGBTQIAPN+
”. Além da qualificação profissional, o projeto tem a intenção de transformar e gerar boas experiências, como as vivenciadas por Ive. Por isso, todos os alunos recebem auxílio transporte, cartão refeição, kit aluno – que inclui caderno, caneta e squeeze –, material didático e insumos para as aulas.

Para a Gerente de Responsabilidade Social do Senac RJ, Rosane Masiero, a importância do projeto é promover “ações para fortalecimento da cultura do respeito”, e desenvolver essa iniciativa, em parceria com a Prefeitura do Rio e a Coordenação Executiva de Diversidade Sexual (CDS), é muito importante para o sucesso do projeto.

Ela acrescenta que a parceria com a Prefeitura fortalece essas ações, pois a CDS tem por objetivo articular ações em prol da comunidade, buscando, assim, impulsionar a promoção dos direitos, do respeito e da dignidade. Ideais principais do projeto.

De acordo com Rosane, o projeto contempla atualmente cinco cursos: Marketing Digital, Técnicas de Serviço de Garçom com Ênfase em Vendas, Design Gráfico Digital, Preparo e Serviços de Coquetéis e Preparo de Pizzas. “Até o momento, foram realizadas três turmas: Marketing Digital, Preparo de Pizzas e Preparo de Coquetéis”, conta ela.

Ainda, segundo Rosane, os cursos escolhidos são os que mais atendem à necessidade da população, pensando na geração de renda e negócios autônomos. Ela também fala sobre o futuro da iniciativa: “Já estamos com previsão de duas novas turmas para agosto. São elas: Marketing Digital e Design Gráfico”.

Nesta nova fase do Projeto Diversidade Qualificada, a expectativa é que 70 alunos em situação de vulnerabilidade social sejam formados – em especial pessoas trans e travestis. Atualmente, uma turma está em andamento na Unidade Senac Rocinha, com o curso Técnicas Básicas de Garçom com ênfase em Vendas.

O que mais o Projeto Diversidade Qualificada do Senac RJ propõe?

Visando promover a cultura de respeito e apoiar a diversidade no ambiente corporativo, o Projeto
também propõe outras questões. Segundo Rosane, o projeto debate a diversidade e o posicionamento da empresa contra qualquer forma de preconceito, atuando junto às Unidades Senac RJ em uma agenda de sensibilização sobre o tema com a participação de todos os funcionários e alunos.

Rosane acrescenta que há ainda ação de integração com o RH do Senac RJ, que prevê a contratação de empresa de consultoria para elaboração do Manual de Boas Práticas, e realização de debates para o acolhimento de pessoas trans e travestis nas Unidades Senac RJ e bate-papos sobre o mercado de trabalho.

Durante o curso, os alunos também recebem orientações sobre o exercício da cidadania, com foco na promoção de hábitos relacionados à apresentação pessoal, à responsabilidade em relação ao ambiente e ao patrimônio coletivo e, ainda, noções de como conviver socialmente, de forma cordial e respeitosa, frente às diversidades.

Leia também: Programa Portal do Futuro: iniciativa do Senac RJ capacita jovens há mais de 20 anos

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top