Projeto Diversidade Qualificada do Senac RJ capacita profissionalmente pessoas LGBTQIAPN+ no Rio de Janeiro

pexels-anete-lusina-5721335-scaled.jpg

O Projeto Diversidade Qualificada do Senac RJ oferece capacitação profissional gratuita a pessoas LGBTQIAPN+, para auxiliá-las na entrada no mercado de trabalho. Em parceria com a Coordenadoria de Diversidade Sexual e a Prefeitura do Rio de Janeiro, o projeto, que teve a primeira edição em junho de 2022, já impactou 57 alunos e certificou 46 pessoas.

Segundo levantamento da plataforma LinkedIn, divulgado no último ano, cerca de 43% das pessoas LGBTQIAPN+ entrevistadas afirmam ter sofrido algum tipo de preconceito nas empresas. Em uma sociedade que ainda reproduz esses ataques, a iniciativa atua como uma possibilidade de transformar a vida dos alunos que passam pelo Projeto Diversidade Qualificada.

A expectativa é que o Projeto Diversidade Qualificada forme cerca de 70 pessoas no novo ciclo /Foto: Pexels

Um desses alunos é Ive Lins Pecis, de 23 anos, que se classifica como uma pessoa transmasculine. Após ter feito o curso de Marketing Digital na primeira turma do Projeto Diversidade Qualificada do Senac RJ, Ive conseguiu uma oportunidade em uma editora.

Hoje, à procura de um novo emprego na área, Ive também usou essa experiência para a escolha de seu curso no Ensino Superior. Segundo ele, fazer parte desse projeto foi fundamental em seu desenvolvimento profissional. “Hoje meu currículo é muito bem avaliado, recebo ótimos feedbacks e é praticamente impossível ficar parado, pois, mesmo desempregado, ainda continuo participando de processos seletivos. É algo que, para alguém que tem ‘transgênero’ escrito no currículo, pesa muito. As possibilidades de empregabilidade para pessoas trans são bem menores que para uma pessoa cis. Nesse sentido, o curso foi um privilégio”, conta.

E a experiência adquirida vai além da questão profissional. “No próprio projeto, a maioria dos corpos
era dissidente de pessoas trans e travestis, que já vinham de um passado de submissão. Então, poder compartilhar vivências dentro da nossa comunidade e, ainda, receber tanta atenção e ter os instrutores torcendo por você, foi muito importante!
”, destaca Ive, que continua:

Foi um prazer participar desse projeto, sem pagar nada. Tínhamos ajuda de custo, o que melhorava
a qualidade de vida de todos nós que pegávamos transporte público. Fiz amizades. Os instrutores
realmente acreditam na turma. Fico superfeliz ao saber que o Senac RJ oferecerá essa oportunidade a outras pessoas e que a instituição está fortalecendo laços com a comunidade LGBTQIAPN+
”. Além da qualificação profissional, o projeto tem a intenção de transformar e gerar boas experiências, como as vivenciadas por Ive. Por isso, todos os alunos recebem auxílio transporte, cartão refeição, kit aluno – que inclui caderno, caneta e squeeze –, material didático e insumos para as aulas.

Para a Gerente de Responsabilidade Social do Senac RJ, Rosane Masiero, a importância do projeto é promover “ações para fortalecimento da cultura do respeito”, e desenvolver essa iniciativa, em parceria com a Prefeitura do Rio e a Coordenação Executiva de Diversidade Sexual (CDS), é muito importante para o sucesso do projeto.

Ela acrescenta que a parceria com a Prefeitura fortalece essas ações, pois a CDS tem por objetivo articular ações em prol da comunidade, buscando, assim, impulsionar a promoção dos direitos, do respeito e da dignidade. Ideais principais do projeto.

De acordo com Rosane, o projeto contempla atualmente cinco cursos: Marketing Digital, Técnicas de Serviço de Garçom com Ênfase em Vendas, Design Gráfico Digital, Preparo e Serviços de Coquetéis e Preparo de Pizzas. “Até o momento, foram realizadas três turmas: Marketing Digital, Preparo de Pizzas e Preparo de Coquetéis”, conta ela.

Ainda, segundo Rosane, os cursos escolhidos são os que mais atendem à necessidade da população, pensando na geração de renda e negócios autônomos. Ela também fala sobre o futuro da iniciativa: “Já estamos com previsão de duas novas turmas para agosto. São elas: Marketing Digital e Design Gráfico”.

Nesta nova fase do Projeto Diversidade Qualificada, a expectativa é que 70 alunos em situação de vulnerabilidade social sejam formados – em especial pessoas trans e travestis. Atualmente, uma turma está em andamento na Unidade Senac Rocinha, com o curso Técnicas Básicas de Garçom com ênfase em Vendas.

O que mais o Projeto Diversidade Qualificada do Senac RJ propõe?

Visando promover a cultura de respeito e apoiar a diversidade no ambiente corporativo, o Projeto
também propõe outras questões. Segundo Rosane, o projeto debate a diversidade e o posicionamento da empresa contra qualquer forma de preconceito, atuando junto às Unidades Senac RJ em uma agenda de sensibilização sobre o tema com a participação de todos os funcionários e alunos.

Rosane acrescenta que há ainda ação de integração com o RH do Senac RJ, que prevê a contratação de empresa de consultoria para elaboração do Manual de Boas Práticas, e realização de debates para o acolhimento de pessoas trans e travestis nas Unidades Senac RJ e bate-papos sobre o mercado de trabalho.

Durante o curso, os alunos também recebem orientações sobre o exercício da cidadania, com foco na promoção de hábitos relacionados à apresentação pessoal, à responsabilidade em relação ao ambiente e ao patrimônio coletivo e, ainda, noções de como conviver socialmente, de forma cordial e respeitosa, frente às diversidades.

Leia também: Programa Portal do Futuro: iniciativa do Senac RJ capacita jovens há mais de 20 anos

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta