Capacitar pessoas para trabalhar para marcas, artistas ou revistas, seja criando campanhas, fotografando, produzindo conteúdo audiovisual e de texto, entre outras possibilidades. Esse é o objetivo do Shift, programa criado pela associação global D&AD que abriu inscrições para sua segunda turma no Brasil. Para candidatos, as inscrições estão abertas até 26 de março.
Trata-se de um curso noturno de quatro meses, gratuito, que acontecerá em São Paulo de abril a agosto, voltado a pessoas que querem trabalhar na área criativa e da publicidade e nem sempre encontram oportunidades, dados os acessos desiguais na sociedade brasileira. São vinte vagas e o público-alvo são pessoas periféricas, oriundas do ensino médio público, negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e PCD.

Para participar não é preciso ter experiência na área, mas a seleção leva em conta habilidades valiosas no meio: seja com texto, com arte ou vídeo, por exemplo. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, com quatro encontros pontuais aos sábados, e são dadas por profissionais experientes do mercado com trajetórias parecidas com as do público-alvo. O programa, ativo desde 2016, acontece também em Londres, Nova York, Sydney, Hamburgo e Berlim.
Na primeira turma brasileira do Shift (2023-2024), 70% dos participantes eram negros, 45% se identificaram como LGBTQIAP+, 20% eram neurodivergentes e 15% eram indígenas. Com mais de 200 inscrições, o curso foi um sucesso não apenas pela quantidade de candidatos, mas também pelos resultados que os alunos estão alcançando e pelos clientes que acreditaram na iniciativa – Adidas, Sallve e Volvo.
O programa inclui desenho de carreira, revisão de currículos, mentorias, aulas de inglês e visitas a empresas. Por meio de projetos com clientes reais, os alunos constroem seus portfólios, apresentados durante o showcase, uma noite de formatura com a presença de profissionais renomados da indústria. Saiba mais sobre a primeira edição paulistana neste vídeo que documenta o processo.
Também foram estabelecidas na primeira edição parcerias com empresas como Google, Meta e WeWork, além de agências como Grey, WMcCann, AlmapBBDO, AKQA e Betc Havas, que receberam os participantes em seus escritórios e forneceram profissionais como facilitadores. Outros especialistas da indústria que apoiam o projeto são Mari Galindo, CEO da Nicehouse; Marianna Souza, presidente executiva da Associação Brasileira de Produção de Obras (APRO); Mauro Cavalletti, fundador da Bitnik Creative; e Joana Mendes e Raphaella Martins, que também atuaram como Diretoras de Criação Executivas do Shift SP.
Aluno da primeira edição paulistana, Jorge Santos trabalha hoje como assistente de direção de arte na agência África. Ele faz parte dos 90% de participantes do projeto que estão empregados na indústria criativa. Além disso, a iniciativa também inspirou pessoas a buscarem uma graduação. “O Shift deu dimensão aos meus sonhos e ambições. Entrar nestes espaços e perceber que eu poderia trabalhar lá, me sentindo digna de estar lá, foi um divisor de águas na minha vida“, conta Isabel Gonçalves, atualmente cursando Administração de Empresas na Faculdade Anhembi Morumbi.
“Estamos muito empolgados! Na primeira edição tudo era novo, mas agora temos uma ideia melhor de direção e já construímos uma rede durante o projeto. Além disso, agora temos alumnis com quem podemos contar”, diz Aline Nitro, produtora executiva do Shift São Paulo. “Refinamos a programação e o currículo para atender as lacunas identificadas no contexto brasileiro e a partir do feedback dos alunos. Esse será um ponto forte quando o curso começar. Enquanto isso, no processo pré-Shift, estamos trabalhando para alcançar ainda mais regiões com o objetivo de atingir ao menos 1.000 interessados no site”, conta.
Para candidatos, as inscrições estão abertas até 26 de março por meio da página https://www.dandad.org/en/d-ad-shift-brazil. Já para participar como colaborador da iniciativa, entre em contato com aline.nitro@dandad.org.
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