Por Jade Beatriz*
Para mim, jovem, negra e periférica, os professores sempre tiveram uma áurea mágica. Explico: eles, por meio de seu trabalho, transformam vidas. E eu sou prova disso. Sei que isso não é feito com “truques”, mas sim com muita dedicação. Para mim, o magistério é uma das profissões mais nobres que existem.
Infelizmente, o Brasil não tem histórico de valorizar essa importante profissão, principalmente com o atual governo que simplesmente abandonou a educação… Mas mesmo com todos os percalços as professoras e professores seguem transformando vidas. É… Realmente ensinar é um ato de amor, mas precisamos que eles sejam valorizados para uma educação de qualidade e para o futuro do país.
A minha vida foi transformada não só por um, mas por vários professores e professoras que tive. De matemática, história, educação física entre tantos outros. Foi o conjunto de tantos ensinamentos que abriram portas para mim e para tantos outros da minha comunidade. E quando penso nisso, lembro do professor Ney, que mesmo durante uma greve, na qual ele tinha razão em estar, continuava mandando o conteúdo, pois nós, alunos, estávamos próximos do ENEM. Ele dizia: vocês não têm culpa pelo o que o Estado faz e não posso penalizar o futuro.
Leia também: As cotas abrem portas
Foi uma professora também que me ensinou sobre a insegurança alimentar. Ela se chamava Bianca e sabia que alguns dos meus colegas só iam pra escola pra poder se alimentar que não tinha o que comer em casa. Todos os dias ela levava potinhos e colocava lá no refeitório, para que os alunos pudessem levar comida para casa.
Minha primeira manifestação também foi ao lado de uma professora, que explicou para todos e todas a importância da eleição, o que era teto dos gastos e porque a população pedia “Diretas Já” no Governo Temer.
Foi graças a essas pessoas maravilhosas e tantas outras que descobri meu potencial, que aprendi a ser cidadã e a lutar pelos meus direitos. A essas professoras e professores que estão sempre ao lado da justiça, igualdade e de seus alunos que gostaria de felicitar pelo dia 15 de outubro. Mas tenham certeza: vocês estão no meu coração e de tantos outros jovens para sempre. Meu muito obrigada!
Jade Beatriz é presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes)
0 Replies to “A profissão que transforma o mundo”