Retratando a construção da imagem do Preto ao longo da história da sociedade, o espetáculo “Pretos Novos”, desenvolvido por Blue Oliveira, com texto de Vitor Feitosa, supervisão técnica de Val Perré e produção do Sarau Giramundo estreia no Teatro Ruth de Souza neste sábado (28) e fica em cartaz até 5 de fevereiro, aos sábados e domingos, às 19h.
Apropriando-se do uso da tecnologia, música, dança e vídeos mapping, “Pretos Novos” traz uma narrativa em que Orí, personagem vivido por Blue Oliveira, e Mejí personagem vivido por Vitor Feitosa, adentram um jogo cênico, se encontrando ao longo da história em tempos diferentes. Sendo assim, resgatam a ancestralidade, as memórias do povo preto e contribuem para a reconstrução histórica.
“A importância de ressaltar e resgatar nossa memória, nossa identidade, só enfatiza e nos mostra que nós somos o futuro, o sonho e a luta dos feitos de nossos ancestrais”, Blue destaca, potencializando e revitalizando a existência de seu povo .
A expectativa para a estreia é grande e os artistas estão se dedicando ao máximo à montagem, prometendo transbordar em cena o objetivo do projeto que é fortalecer o pertencimento racial.
Leia também: Livro sobre memórias quilombolas será lançado na Festa de São Benedito e São Sebastião, no ES
“Foram três longos anos de muito estudo, experimentos e criação para que ‘Pretos Novos’ nascesse e seguimos acreditando no sentido que a cada passo que damos, desde os nossos ancestrais, faz todo o sentido”, conclui Blue.
Serviço:
Temporada: 28 e 29 de janeiro 4 e 5 de fevereiro
Dias: sábados e domingos às 19h
Local: Teatro Ruth de Souza
Endereço: R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ
Faixa indicativa: 16 anos