Prêmio Solano Trindade: últimos dias de inscrições para dramaturgos negros

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Até a próxima sexta-feira (8), estão abertas as inscrições para o Prêmio Solano Trindade de cinema para títulos inéditos. Dramaturgos negros são foco da segunda Edição do Prêmio, que é uma realização da SP Escola de Teatro, administrada pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap).

Solano Trindade foi escritor e poeta pernambucano – Foto: Reprodução

Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, ressalta a importância do Prêmio Solano Trindade. “A publicação de sua peça é sempre um momento especial para um dramaturgo. No caso da dramaturgia negra, trata-se de uma urgência histórica em nossa sociedade”, afirma 

Segundo Miguel Arcanjo Prado, presidente da Comissão de Seleção do Prêmio Solano Trindade e coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro. “O Brasil vive um momento de intensa produção no teatro negro. Registrar esses textos em livro é criar um registro histórico e uma conexão com o futuro do teatro brasileiro, além de lançar e dar projeção nacional para os contemplados”, comenta.

Leia também: Doutor Gama: filme será exibido no maior festival de cinema negro do mundo

O Prêmio Solano Trindade homenageia o escritor e poeta negro pernambucano Solano Trindade (1908-1974) e consiste na publicação de três textos inéditos de dramaturgos negros contemporâneos. A primeira edição teve sua publicação pelo Selos Lucias em setembro deste ano. Esta segunda edição premia mais três novos dramaturgos  de escolas de teatro de todo país. A previsão do resultado com os selecionados é para o mês de dezembro de 2021.

Para mais informações e acessar o edital do Prêmio, clique aqui.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.